Isaías revela inspiração para criar Rayane: ‘Sabe aquelas meninas barraqueiras?’

isaías rayane
Influencer faz sucesso nas redes sociais com vídeos de Rayane, a personagem barraqueira (BHAZ/Divulgação)

Pense aí na pessoa mais barraqueira que você conhece. Agora, já imaginou ganhar dinheiro com ela? Foi isso que o influenciador digital Isaías fez. No podcast do BHAZ, o Arreda pra Cá, o mineiro de Sete Lagoas revelou como criou a Rayane, personagem de mais sucesso de seus vídeos de humor, e como conquistou o público feminino, que representa a maior parte de seus mais de 20 milhões de seguidores.

“A Rayane é tudo que eu quero falar, porque ela é toda escrota e é tudo que eu quero falar. Eu vejo o povo falando ‘ai, eu amo ver a Rayane’ e eu penso assim: nossa, se vocês conhecessem a Rayane, a Rayane ia ser tão grossa”, conta Isaías. Além da personalidade, a personagem também herdou o nome de uma pessoa real: “Tinha uma menina quando eu estudava em Sete Lagoas chamada Rayane, e ela era terrível, pior do que a Rayane que eu criei”.

“A Rayane surgiu assim, menina de interior mesmo, toda que se acha gostosona, briguenta, barraqueira, futriqueira e a soberba, a maior. E é muito, engraçado, eu via isso acontecendo”, lembra. Ainda segundo Isaías, os vídeos e a própria personagem Rayane são uma forma de criticar comportamentos que ele via nos colegas.

“Rayane é o nome, mas as minhas vizinhas faziam isso. Final de semana começava na quarta, quinta de noite estavam num carro desconhecido, iam para um rolê sempre com gente mais velha, porque da mesma idade não vai ter condição de fazer. Então elas me contavam as loucuras e eu ficava assim ’14 anos, gente, que loucura'”, afirma Isaías.

‘O vídeo não tem graça’

Além de uma forma de deboche, Rayane foi uma solução encontrada por Isaías para se comunicar com um público que já era maioria entre seus seguidores: o feminino. “Quem domina o mundo do entretenimento são as mulheres. Homem gosta de futebol. Homem pode até gostar do seu vídeo, mas não vai curtir. Ser alguém pro mundo masculino é muito difícil, é muito limitado”, ressalta.

Ao se dar conta disso, Isaías ainda encontrou outra dificuldade: falar com o público masculino mesmo sendo um homem. Daí surgiu a ideia de criar uma personagem – e, com o sucesso, outras vieram em seguida. Isaías ainda surpreende ao garantir que os vídeos que ele faz não têm graça.

“É o deboche. O vídeo em si não tem graça. Você lembra de alguém que te dá vergonha alheia. O humor pe isso. O humor é você mexer com a coisa que a pessoa tá vendo, tá no dia a dia dela, ela não tem coragem de falar. Aí essa pessoa ri e fala ‘nossa, conheço alguém assim’. Aí ela marca. Que é a hora de extravasar, de falar assim ‘tá sem noção, gata’, jogando a indireta”, afirma Isaías.

Confira o papo na íntegra abaixo:

Arreda pra Cá

Se tem duas coisas que o mineiro gosta de verdade, elas são: Minas Gerais e uma boa conversa. Se juntar os dois então, já viu… E foi exatamente isso que o BHAZ fez: o Arreda pra Cá, nosso podcast, recebe personalidades mineiras e figuras importantes que têm tudo a ver com a história do nosso estado. Tem esporte, internet, arte e uma bebidinha que não pode faltar, né!?

Pra conferir tudo sobre o podcast e assistir os papos com os demais convidados, acompanhe aqui.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!