Pesquisar
Close this search box.

Terroir, o segredo que faz o café ter qualidade melhor

Por

Leo Montesanto explica o que é terroir

Você sabe o que é terroir? O termo francês é definidor das características do café, do queijo, do vinho e de tantos outros produtos de origem animal e vegetal. Leo Montesanto, fundador da Coffee ++ e entrevistado desta semana do Arreda Pra Cá, podcast do portal BHAZ, dá um exemplo: o mesmo café produzido de um lado ou do outro do Pico da Bandeira, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, pode ter características totalmente diferentes apesar de estarem a menos de 1 quilômetro em linha reta.

A embalagem da Coffee ++ traz o Pico da Bandeira desenhado. De um lado da montanha, Minas Gerais, e do outro terras capixabas. O empresário e especialista em café afirma então que, se plantar a mesma variedade do café e usar o mesmo trato cultural, o resultado na hora da colheita vai ser diferente e a explicação está no terroir.

O terroir é o somatório das condições climáticas e geográficas, como incidência de chuva ou sol, de solo, de altitude e, entre outros, até das bactérias presentes em determinada região. Seja um café ou uma uva usada para fazer o vinho, as características das plantas serão diferentes de acordo com o terroir.

“No mesmo dia, vou plantar a mesma planta de um lado e de outro da montanha. Daqui a três anos, na hora que for produzir, serão cafés completamente diferentes um do outro”, afirma Leo Montesanto.

No podcast, o empresário conversa com Asafe Alcântara e Alberto André sobre os processos de produção de café e sobre a criação da Coffee ++, além do sucesso da família de Montesanto com outras duas marcas bem conhecidas dos mineiros: 3 Corações e Sucos Mais. As duas não pertencem mais à família, mas eles foram responsáveis pelo sucesso.

Quer saber mais sobre o que é terroir e sobre a produção de café? Confira abaixo o Arreda Pra Cá com Leo Montesanto.

Confira o episódio completo no Spotify também:

Pedro Rocha Franco

Pedro Rocha Franco é jornalista desde 2007 e estudante de ciências sociais. Foi repórter do jornal Estado de Minas, editor do portal O Tempo e head de digital da Itatiaia. Hoje é gerente executivo do BHAZ. Além disso, colaborou com UOL e Repórter Brasil.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ