No caminho dos rolês culturais: Rafael Quick, precursor da ‘moda’ do Mercado Novo, está no Arreda pra Cá

rafael quick
Rafael Quick abriu a Cozinha Tupis e a Distribuidora Goitacazes no início da reocupação do Mercado Novo (BHAZ/Divulgação)

Sabe aquele meme do “quem é essa gente toda aqui?”? Ele se aplica muito bem aos anos mais recentes da história do Mercado Novo. Localizado no baixo centro de BH, o mercado foi de “gigante abandonado” para queridinho da galera diferentona e um dos rolês favoritos dos belo-horizontinos. Mas qual é a mágica? Foi isso que o Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, procurou saber com Rafael Quick, convidado desta semana.

Rafael Quick é um dos principais incentivadores do movimento que ocupou os andares superiores do Mercado Novo nos últimos cinco anos e sócio fundador de outros empreendimentos importantes para o cenário de cultura e lazer de BH.

Ele é sócio e fundador da Cervejaria Viela, criada em 2015 e que mais tarde deu origem ao Juramento 202, bar que enche a rua lateral de gente no limite dos bairros Saudade e Pompéia, na região Leste de BH. Rafael e os sócios também fundaram a Cozinha Tupis e a Distribuidora Goitacazes, duas primeiras lojas do agora disputado segundo andar do Mercado Novo.

Rafael Quick, junto com os sócios, também é o responsável pelo Forno da Saudade, pizzaria que nasceu durante a pandemia, no bairro Carlos Prates. Também é dele, em parceria com a Cachaçaria Lamparina, a Casa Alvorada, que ocupa uma esquina do bairro Santa Efigênia. A casa serve, pela manhã, o Café Jetiboca (da fazenda da família de Quick) e, à noite, a cachaça da marca mineira.

Pra não perder nenhuma…

Neste episódio do Arreda pra Cá, você vai conferir:

O bar fora do roteiro

Rafael Quick contou como surgiu a ideia de criar o Juramento 202, um bar fora do roteiro óbvio de BH, e como ele conquistou tanto sucesso.

O marketing do Mercado Novo

Quick também abriu o jogo sobre a estratégia de marketing adotada para “vender a ideia” do Mercado Novo como rolê cultural de BH e quais foram as inspirações e regras do movimento

A vez da praça

Ele comentou ainda sobre a chegada do movimento de vez na Praça Raul Soares, que ganhou cores e bares novos e promete ser o novo rolê de BH

Nem tudo são flores

Rafael Quick também opinou sobre a gentrificação, processo do qual o Mercado Novo é frequentemente acusado, e como combater o problema

Quer saber mais? É só clicar aqui embaixo para assistir o episódio completo:

Arreda pra Cá

Se tem duas coisas que o mineiro gosta de verdade, elas são: Minas Gerais e uma boa conversa. Se juntar os dois então, já viu… E foi exatamente isso que o BHAZ fez: o Arreda pra Cá, nosso podcast, recebe personalidades mineiras e figuras importantes que têm tudo a ver com a história do nosso estado. Tem esporte, internet, arte e uma bebidinha que não pode faltar, né!?

Gostou? Arreda pra cá, então! Pra conferir tudo sobre o podcast e assistir os papos com outros convidados, é só clicar aqui.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!