Com baixa nas internações por Covid, BH transfere leitos para tratamento de outras doenças

leitos bh
A ocupação de UTIs na capital está em 41,9%, percentual mais baixo registrado neste ano (Amanda Dias/BHAZ)

A capital mineira bateu um novo recorde de baixa de internações por Covid-19 nesta segunda-feira (27). Segundo o Boletim Epidemiológico publicado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no início da noite de hoje, a taxa ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em BH está em 41,9% – percentual mais baixo registrado neste ano.

Isso significa que, dos 451 leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 – nas rede pública e privada de saúde -, apenas 189 estão ocupados. Devido à baixa, a prefeitura comunicou que começou a remanejar os leitos para o tratamento de outras doenças.

“Com a tendência de queda e com os indicadores se mantendo no nível verde, a prefeitura tem feito remanejamento dos leitos para outras doenças. Os índices permanecem em monitoramento constante e qualquer agravamento que comprometa a capacidade de atendimento da população será tratado da forma devida, sempre com o objetivo de preservar vidas”, disse o Executivo municipal.

Reflexos da vacinação

Ainda segundo o boletim da PBH, mais da metade da população residente de Belo Horizonte já completou o esquema vacinal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, essa importante marca tem impacto direto no número de internações pela Covid-19.

Na faixa etária de 80 anos e mais, na primeira semana de janeiro, eram 112 internados por suspeita de Covid. Dados de setembro apontam 35 internados, o que representa uma redução de 68%.

Já entre 70 e 79 anos, eram 156 internados em janeiro e, neste mês, 42 – queda de 73%. Entre a faixa etária de 60 a 69 anos, usando o mesmo período comparativo, eram 179 no início de 2021 e 42 em setembro, uma redução de 76,5%.

“Estes resultados demonstram a eficácia da vacina e, principalmente, a importância de concluir o esquema vacinal. No caso dos idosos, já iniciamos a aplicação da dose de reforço e nossa expectativa é que com o avanço desta vacinação ocorra uma redução ainda maior no número de internados”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Como estão os indicadores?

Além das UTIs, os demais indicadores que monitoram a Covid-19 em BH também estão em baixa. Segundo o boletim mais recente da PBH, divulgado nesta segunda, a ocupação de enfermarias caiu de 30,7% para 28,8% desde a última sexta-feira (24). Já o fator Rt, que mede o número médio de transmissão por infectado, caiu de 1,02 para 1. Esse último indicador ainda segue no nível amarelo, mas qualquer nova queda o coloca de volta no verde.

Boletim epidemiológico desta segunda-feira (Reprodução/PBH)
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!