Brumadinho: Locomotiva é encontrada durante buscas por desaparecidos

locomotiva brumadinho
Locomotiva foi localizada durante trabalho de buscas pelas vítimas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Uma locomotiva foi encontrada durante as buscas pelos desaparecidos do rompimento da barragem I, da Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, nessa quinta-feira (1º). O veículo foi localizado após dois anos da barragem se romper em janeiro de 2019.

O Corpo de Bombeiros informou que a locomotiva estava sob uma profundidade de aproximadamente 15 metros, “em uma condição considerada extremamente difícil”. A locomotiva é considerada uma “peça importante dentro do desastre”, conforme informaram os bombeiros, e estava a 1,5 km do ponto inicial do rompimento.

Mesmo sendo considerada importante, a locomotiva não está associada a nenhuma das 10 vítimas que seguem desaparecidas. Segundo os militares, ela representa um importante avanço na inteligência do modelo utilizado para localizar as vítimas que ainda faltam.

“As buscas seguem agora no entorno da locomotiva, no intuito de encontrar mais indícios das dez joias restantes”, esclareceu o Corpo de Bombeiros.

locomotiva encontrada brumadinho
Locomotiva foi encontrada nessa quinta-feira (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Buscas

Em maio deste ano, uma vítima que estava entre os desaparecidos foi identificada no dia 27 daquele mês. Trata-se do corpo de Renato Eustáquio de Sousa, 34, que trabalhava como soldador da mineradora Vale. Ele foi a 260ª vítima do crime ambiental da Vale na cidade da Grande BH.

O homem deixou duas filhas, a companheira, os pais e dois irmãos mais novos. As buscas continuam para localizar as outras dez joias e dar uma resposta digna às dez famílias que ainda não tiveram seus entes queridos identificados, conforme mostrou a reportagem especial do BHAZ (veja aqui).

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!