Após denúncias de atuação abusiva, PM se reúne com blocos de BH nesta terça-feira

Segurança no Carnaval
Após denúncias de abuso no Ensaio Geral, PM anunciou que vai realizar uma reunião com blocos de Carnaval de BH (Amanda Dias/BHAZ)

Após denúncias de atuação abusiva no Ensaio Geral, a Polícia Militar (PM) anunciou hoje (22) que vai realizar uma reunião com os maiores blocos de Carnaval de BH. O encontro acontece nesta terça-feira (23) com o objetivo de estabelecer alguns protocolos de segurança.

De acordo com o comandante do policiamento da capital, o coronel Micael Henrique Silva, é fundamental que haja união entre os representantes e a PM para manter uma segurança maior.

“Segurança não se faz só por ordem de segurança, se faz também pelo bloco. O sucesso da segurança, grande parte se dá por nós, mas certamente a maior parte se dá efetivamente pelo folião, pelo comportamento entre eles mesmo”, declara.

Este encontro acontece às vésperas do início oficial do Carnaval e após uma semana do Ensaio Geral. No último fim de semana, foliões fizeram denúncias contra a corporação por atuação abusiva.

O coronel não falou especificamente sobre o caso. Mas, disse que em algumas vezes as situações não acontecem como planejado e que isso gera a necessidade uma intervenção por parte dos militares, principalmente por “comportamentos que fogem do habitual”.

Reforço na segurança durante o Carnaval

As forças de segurança do estado trabalham de forma conjunta para melhorar a proteção dos foliões. 100% do efetivo da Polícia Militar estará nas ruas durante o Carnaval.

Como BH tem a maior festa (estima-se 5,5 milhões de pessoas), o governo de Minas Gerais decidiu que 500 policiais militares vão se deslocar do interior à capital mineira para reforçar a segurança nas ruas.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) também informou que todo o efetivo da Guarda Civil estará em ação. Os agentes terão o auxílio de três drones para monitorar a festa.

Além disso, a PBH finaliza a instalação de 357 novas câmeras, que se juntam às 462 já instaladas no projeto Centro de Todo Mundo, no final de 2023.

Esses equipamentos, de última geração, podem gerar alertas de vandalismo, depósito irregular ou retirada de objetos. Tudo isso monitorado direto do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) que também terá um funcionamento especial.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!