Garotas Solteiras homenageia divas do pop no Carnaval de BH

garotas solteiras
Garotas Solteiras é um dos blocos mais populares de Belo Horizonte (Amanda Dias/BHAZ)

O bloco Garotas Solteiras surgiu, em dezembro de 2015, durante uma reunião entre amigos do curso de arquitetura, em Belo Horizonte. Algumas semanas depois, em 2016, o bloco saiu pela primeira vez na segunda-feira do Carnaval de BH.

Com repertório pop e funk, de divas nacionais e internacionais, se consolidou como o maior bloco LGBTQIAP+ de BH, voltado para a comunidade em questão e mulheres. No primeiro ano, o cortejo reuniu cerca de 15 mil foliões. Em 2020, foram 300 mil pessoas na avenida, segundo a organização. Após um hiato de dois anos devido à pandemia, o Garota Solteiras promete agitar o Carnaval BH 2023 com muita folia.

O nome veio da tradução livre da música Single Ladies, da cantora Beyoncé, que foi a primeira homenageada no cortejo. Depois teve Britney Spears (2017), Pabllo Vittar (2018), Lady Gaga (2019), Elza Soares (2020) e, em 2023, a homenageada será Rihanna.

Bloco Garotas Solteiras homenageou Lady Gaga no Carnaval de 2019
Lady Gaga foi a homenageada de 2019 (Amanda Dias/BHAZ)

Nome confunde, mas ajuda

De acordo com Edu Ruas, vocalista e produtor do bloco, o nome já confundiu bastante os homens heterossexuais. “Alguns pensavam se tratar de um bloco em que eles iriam para ficar com ‘garotas solteiras’. Mas acho que hoje, com a consolidação do bloco, as pessoas já entenderam”.

Contudo, Edu reforça que o bloco é para todos, e destaca a importância da presença de outros públicos durante o cortejo. “Somos uma sociedade patriarcal. Mesmo com os avanços, essa ainda é a realidade”.

“Por isso, é importante que o público heterossexual venha e se aproxime, para ouvir as pautas que a gente tem para falar, para garantir esse espaço mais seguro e de mais respeito. É uma oportunidade que temos para que as pessoas joguem do nosso lado. É uma forma para que eles usem seus privilégios de uma maneira mais apropriada”.

300 mil pessoas participaram do desfile do bloco Garotas Solteiras no Carnaval de 2020
Multidão acompanhou cortejo do Garotas Solteiras em 2020 (Amanda Dias/BHAZ)

Cortejo de 2023

Com a pandemia, o bloco ficou parado até agosto de 2022, quando os ensaios retornaram. Edu Ruas relata dificuldades para manter o Garotas Solteiras, já que as pautas LGBTQIA+ e feminista não atraem sempre patrocinadores.

Mesmo assim, a bateria e ala de dança já estão formadas. Os ensaios gerais para o cortejo vão acontecer em janeiro de 2023, ainda sem data prevista, mas serão ao menos cinco durante o mês.

O bloco desfila na parte da tarde da segunda-feira de Carnaval, às 13h, na rua dos Timbiras, bairro Funcionários.

Bateria do bloco no Carnaval de 2019 (Amanda Dias/BHAZ)

Histórias que inspiram

Para Edu, o Garotas Solteiras não é só um bloco, mas um espaço de acolhimento. “Essa questão do discurso do bloco é algo que sempre me surpreende muito positivamente. A galera cuida uns dos outros, se preocupa. Se vem um cara e agarra uma mulher a força, a mensagem chega até o trio, paramos tudo, identificamos o problema e só aí continuamos”.

O vocalista também lembra de um momento emocionante que viveu após um cortejo. “Um homem com cerca de 40 anos chegou aos prantos para me cumprimentar. Num primeiro momento, achei que tinha acontecido algum problema, agressão, algo assim. Mas não era”.

“Ele veio me falar que sempre teve muita dificuldade em lidar com a sexualidade, porque a família é muito religiosa. Indo ao Garotas foi a primeira vez que ele teve a sensação de pertencimento, que conseguiu ficar à vontade. Isso é combustível e me mostra o real motivo de sempre estar no Garotas Solteiras no Carnaval”, continua.

Anota aí:

Data: 20 de fevereiro
Endereço: Rua Dos Timbiras, 725, Funcionários
Horário: 13h

Edição: Pedro Rocha Franco
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!