Metrô de BH vai distribuir pulseiras para facilitar identificação de crianças no Carnaval

Metrô em greve
O Metrô de BH terá pulseiras para identificar as crianças no Carnaval, caso elas se percam dos pais; veja como a ação acontecerá (Amanda Dias/BHAZ)

O Metrô de BH anunciou, nesta quarta-feira (7), que vai distribuir pulseiras para facilitar a identificação das crianças durante o Carnaval, caso elas se percam dos pais. A ação acontecerá no próximo sábado (10) nas estações Eldorado, Central, Lagoinha, Santa Efigênia, Santa Tereza e Vilarinho.

Ao passar nos endereços onde o trabalho é feito, os pais poderão retirar a pulseira das crianças, junto aos promotores, e preencher uma identificação.

Essa é uma medida a mais para o evento que promete movimentar a capital mineira e região metropolitana. Ao todo, BH deve receber mais de 5 milhões de pessoas. Dessas, 800 mil devem passar pelo metrô, de sexta (9) até terça-feira (13).

Vale destacar que, neste ano, as estações não aceitam mais o bilhete físico. A compra de passagens, no valor de R$ 5,30, deve ser realizada pelo aplicativo Bipay, por cartão de crédito ou Pix.

Além disso, é possível fazer o pagamento por aproximação, seja com cartões, relógios inteligentes ou até smartphones. Os cartões Ótimo e BHBus também continuam válidos.

Operação do metrô de BH no Carnaval

O metrô de BH vai funcionar em um esquema especial durante os principais dias de Carnaval. De sábado (10) até terça-feira (13), o intervalo será de 10 minutos.

As estações do Eldorado, Vilarinho e São Gabriel estarão abertas a partir de 5h no sábado (10). Já na quarta-feira de cinzas (14), o intervalo de 10 minutos permanecerá entre 11h e 13h e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, a demora será de 15 minutos.

A empresa responsável pelo transporte em Belo Horizonte também faz algumas outras recomendações.

  • As bilheterias do metrô só aceitam dinheiro em espécie.
  • Transporte de volumes: a maior dimensão do objeto não deve ultrapassar dois metros e as demais medidas não podem ser maiores que 50 centímetros.
  • Carrinhos de bebidas e gelados devem respeitar as dimensões máximas de transporte de volume.
  • Está proibida a entrada no metrô com garrafas e outros recipientes de vidro.
  • Na entrada das estações Central e Eldorado haverá recipiente específico para o recolhimento de latas.
  • Não pode jogar lixo na via. Os usuários devem utilizar as lixeiras das estações.
  • Está proibido todo tipo de comércio irregular nos trens e estações.
  • Não pode fumar nas estações e trens.
  • Nas bilheterias do metrô, estações e trens, devem respeitar as prioridades no atendimento e na ocupação de assentos para os grupos que têm esse direito, conforme Lei 10.048/00, a saber: pessoas com deficiência, lactantes, autistas, grávidas, idosos com mais de 60 anos e pessoas com crianças de colo.
Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!