Praça da Liberdade terá espaço para foliões ‘recarregarem energias’ durante o Carnaval de BH; veja atividades

Carnaval na Praça da Liberdade
Programação contará com oficinas de maquiagem e aulas de samba (Vitor Fernandes/BHAZ)

Para quem sai de casa às 5h para curtir os bloquinhos ou para o folião que prefere um Carnaval mais calmo, a Praça da Liberdade, em BH, contará com um espaço destinado ao descanso durante os dias de festa: o “Atrium da Liberdade”, que vai funcionar do dia 18 a 21 de fevereiro.

A iniciativa faz parte do “Carnaval da Liberdade”, programa do Governo de Minas com ações de fomento às festas de Carnaval em BH e no interior. Uma prévia do espaço foi apresentada, na manhã desta quinta-feira (2), pelo secretário de Cultura e Turismo do estado, Leônidas Oliveira.

Do sábado (18) até a terça-feira (21), o Atrium da Liberdade contará com lounges, redes e pufes, além de uma programação com várias atividades para os foliões recarregarem as energias em horários alternativos aos blocos de Carnaval.

A abertura contará com o concerto Esquentando os Tamborins, no Grande Teatro do Palácio das Artes. O evento contará com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais, da Cia de Dança e com participação da Escola de Samba Canto da Alvorada, às 12h.

Programação

As atividades oferecidas no Atrium da Liberdade vão desde customização de roupas, alongamento e ginástica até concursos de fantasia, aulas de samba e de axé.

“É uma extensa programação paralela à grande festa que vai estar na cidade. A ideia é oferecer algo a mais, uma novidade para este Carnaval que já é sucesso em Minas Gerais e no país”, disse o secretário ao apresentar a iniciativa.

Para relaxar

Para quem quiser dar uma descansada entre um bloco e outro, a Praça da Liberdade contará com mesas e cadeiras, guarda-sóis, grama sintética e ventiladores. O local também servirá como ponto de informação para orientar os foliões, além de receber sacolas de lixo.

Também serão ofertadas aulas de alongamento e ginástica. Para todo mundo se manter hidratado, uma parceria com a Copasa vai distribuir água tratada na Praça da Liberdade, por meio dos carros Pipinha.

O local ainda vai contar com food trucks com uma variedade de alimentos, além do “Cozinha Show”, iniciativa que, segundo Leônidas Oliveira, vai servir “comidas energéticas” aos foliões por meio de distribuição de senhas.

Entre as opções, estão a “paella mineira”, o feijão tropeiro, a moqueca mineira e o mexido. As aulas show serão ao vivo, realizadas em duas edições por dia, e o público poderá experimentar as porções gratuitas entre 11h e 15h.

Para se mexer

Já quem quiser se manter ativo entre os blocos, o Atrium da Liberdade contará com aulas de dança afro, tambores, coreografias carnavalescas, circo, samba, axé e mais. Vários DJs também estarão presentes, ambientando o espaço com música lounge.

Também haverá oficinas de maquiagem carnavalesca, de customização de roupas e de turbantes, oferecida pelos blocos afro do Carnaval de BH.

Oficina de turbante
Blocos afro vão oferecer oficinas de turbante ao longo dos dias (Vitor Fernandes/BHAZ)

A programação ainda conta com a exposição “No Balancê, Balancê: Figurinos e Adereços”, uma mostra que reúne trabalhos do artista visual Décio Noviello e a relação que ele manteve com a produção de figurinos operísticos.

Mais atividades

Quem passar pela Praça da Liberdade no Carnaval também poderá participar de concursos de fantasia em várias categorias, como criança, adulto, “melhor idade” e drag queen.

Para concorrer, é só postar uma foto em frente aos painéis da praça com a hashtag #CarnavaldaLiberdade no Instagram. Os vencedores serão premiados no último dia de folia e participarão de um desfile ao final da festa.

Outra iniciativa é um espaço de inclusão e acolhimento de crianças autistas, com síndrome de down, paralisia cerebral, hidrocefalia e neuroatípicas, em parceria com a academia LuGar de Brincar. Profissionais vão ofertar atividades por meio de brinquedos educativos e pedagógicos, com “tinta sem sujeira”, instrumentos musicais e massinha de modelar.

Os pets também são bem-vindos no Carnaval da Praça da Liberdade: os foliões poderão levar seus animaizinhos fantasiados para o concurso CarnaPet, que vai eleger a melhor fantasia canina, com um toque especial: os jurados serão as crianças. Os três primeiros lugares receberão produtos para pets.

Por fim, a praça será equipada com atendimento médico por meio de postos e ambulâncias, e a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também atuarão no local.

“Estes são alguns exemplos do que vai estar no Atrium da Liberdade. É uma extensa programação paralela à grande festa que vai estar na cidade. A ideia é oferecer algo a mais, uma novidade para este Carnaval que já é sucesso em Minas Gerais e no país”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!