VÍDEO: Catadores do Recicla Belô também espantam ‘mijões’ no Carnaval de BH

carnaval de bh
Catadores recolhem materiais e separam recicláveis enquanto o Carnaval de BH acontece (Isabella Guasti/BHAZ)

O Carnaval de BH em 2024 conta com uma ação inédita em que catadores recebem dinheiro para reciclar o lixo produzido na folia enquanto a festa acontece. Durante o trabalho, eles também “vigiam” mijões que fazem necessidades nas ruas, o que pode render até mesmo responsabilização por atentado violento ao pudor.

O BHAZ flagrou, durante o cortejo do Então, Brilha! neste sábado (10), foliões fazendo suas necessidades fora dos locais adequados. Catadores que estavam na tenda preparada para a reciclagem rapidamente começaram a vaiá-los para tentar reprimir o ato.

Além da reciclagem de materiais durante a folia, a Prefeitura de BH também atua com campanhas de conscientização para que foliões não façam xixi nas ruas. Ao todo, 99 pontos fixos de banheiros foram instalados em diferentes pontos da cidade.

Caso alguém seja flagrado fazendo xixi na rua, a pessoa pode responder por atentado violento ao pudor com detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa.

Recicla Belô

A Prefeitura de Belo Horizonte, Ministério Público e cooperativas de reciclagem da capital firmaram acordo para o aporte de R$ 580 mil destinados à coleta e triagem de material reciclável durante os quatro dias oficias da folia na capital mineira.

Os recursos do Ministério Público são para o pagamento de diárias a cerca de 340 catadores (entre cooperados e avulsos), a compra pelas cooperativas do material arrecadado, uniforme e equipamentos de segurança no Reciclabelô! Reciclagem Popular no Carnaval de Rua de BH.

A Prefeitura ficou responsável por assegurar a estrutura dos três centros de triagem para onde os catadores levarão o material recolhido (Savassi, Santa Tereza e Centro). Banheiro químico, alimentação (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), água e suporte operacional para os catadores estão entre os itens de estrutura.

Latinhas de alumínio, plástico e papel compõem a lista de material a ser recolhido. No Carnaval de 2023, as equipes de limpeza urbana recolheram 964 toneladas de resíduos de 4 a 26 de fevereiro – período que englobou os desfiles do Pré-Carnaval, Carnaval e Pós-Carnaval.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!