Escolas de idiomas ofertam bolsas de estudo aos alunos da rede municipal de ensino de BH

criança escrevendo em uma folha de caderno na escola
Após parceria com a prefeitura, as instituições ofertam de cursos gratuitos e bolsas de estudo aos alunos da rede municipal de ensino de BH (Amira Hissa/PBH)

Com o objetivo de promover novas oportunidades de qualificação aos jovens da capital, a Prefeitura de Belo Horizonte estabeleceu parcerias várias escolas de idiomas e unidades de ensino. As instituições ofertam de cursos gratuitos e bolsas de estudo aos alunos da rede municipal de ensino de BH.

A iniciativa acontece por meio do Programa Falando com o Mundo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Dentre as oportunidades oferecidas, estão os cursos de francês pela Accent École de Français e pela Aliança Francesa, espanhol pelo Instituto Cervantes, inglês pelo CNA e Cultura Inglesa, além de inglês, espanhol, alemão e francês pela KNN Idiomas.

Em breve, as ofertas de idiomas do programa serão ampliadas para incluir também aulas de italiano, português para estrangeiros, libras, russo, húngaro, hebraico, coreano e línguas clássicas. Para obter mais informações sobre o programa, é possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Bolsas de estudo em aberto em BH

Atualmente, estão abertas as inscrições para o curso presencial de francês do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). As aulas são voltadas aos alunos de 8º e 9º anos das escolas municipais Oswaldo Cruz, Dom Bosco, Salgado Filho e Marconi. Os interessados devem responder a um formulário para participar.

Já os estudantes de 6º e 7º anos de todas as escolas municipais de Belo Horizonte podem participar no curso online de introdução à cultura chinesa e ao idioma de mandarim, oferecido pelo Instituto Confúcio UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Ao todo, são 40 vagas em aberto aberto para uma nova turma de mandarim. As aulas começam no dia 22 deste mês e as inscrições também acontecem mediante o preenchimento de um formulário eletrônico. Segundo a prefeitura, serão mais de 250 vagas em cursos gratuitos ou bolsas de estudo oferecidas somente este ano em BH.

“O desenvolvimento econômico está diretamente ligado ao acesso ao conhecimento, portanto, o que queremos com este programa é melhorar as capacidades linguísticas das pessoas que vivem em Belo Horizonte”, comenta Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!