A AGU (Advocacia-Geral da União) publicou hoje (27) os editais para concursos de procurador da Fazenda Nacional, Procurador Federal e advogado da União. No total, são 300 vagas disponíveis, sendo 100 para cada cargo, além de vagas para o cadastro de reserva. O salário inicial para os cargos é de R$21.014,49.
O período de inscrições começa neste dia 9 de janeiro, e vai até o dia 7 de fevereiro de 2023. Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do site da banca organizadora, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
Taxa e datas das provas
A taxa de inscrição para cada concurso público da AGU é de R$ 180,00. Confira as datas das provas objetivas, que irão ocorrer entre abril e maio:
- 30 de abril de 2023 – Advogado da União
- 7 de maio de 2023 – Procurador Federal
- 21 de maio de 2023 – Procurador da Fazenda Nacional.
Já as provas discursivas para os cargos devem ocorrer em junho e julho. O concurso contará ainda com etapas de inscrição definitiva, prova oral, sindicância de vida pregressa, e por fim, avaliação de títulos.
Editais dos concursos da AGU
Todos os candidatos devem apresentar diploma de conclusão de curso de graduação superior em Direito, em instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, precisam ter registro na OAB e comprovação mínima de dois anos de prática forense (foros e tribuinais).
Cada cargo terá 5% das vagas exclusivas para pessoas com deficiência, e 20% para pessoas negras. Confira as páginas com os editais de cada concurso: