Concurso ESA: Edital oferece mais de mil vagas para formação de sargentos

ESA
Sede da ESA fica em Três Corações (ESA/Divulgação)

O edital do concurso ESA (Escola de Sargentos das Armas) publicado nesta sexta-feira (10) oferece 1.095 vagas nas áreas geral, de música e de saúde. As oportunidades são para nível médio, e os salários iniciais são de R$ 3.825.

Ao se matricular na ESA, cuja sede fica em Três Corações, no Sul de Minas, o candidato é nomeado 3º Sargento do Exército.

As inscrições devem ser feitas no site da ESA entre os dias 13 de março e de 26 de abril, e a taxa custa R$ 95. Os candidatos também podem pedir a isenção da taxa, entre os dias 13 e 17 de março.

Acesse o edital completo do aqui, e veja outras informações sobre concursos públicos aqui.

Concurso ESA

As vagas do concurso ESA se dividem entre a área geral, a área músico e a de saúde. Para a área geral, a idade mínima é de 17 anos, e a máxima, 25. Para as áreas músico e saúde, a idade mínima é 17 anos e a máxima é 26 anos.

Área geral

  • Vagas masculinas: 724 para ampla concorrência e 181 para cotas
  • Vagas femininas: 84 para ampla concorrência e 21 para cotas

Área músico

  • 30 vagas femininas e masculinas

Área saúde (feminino e masculino)

  • 44 vagas para ampla concorrência e 11 para cotas
Áreas das vagas

As provas do concurso ESA serão aplicadas em várias cidades, incluindo Três Corações, Rio de Janeiro, Vila Velha, Uberlândia, São Paulo, Porto Alegre e mais.

A primeira etapa é o exame intelectual, com 50 questões objetivas de matemática, português, geografia/história e inglês para a área geral. Para as áreas de música e saúde, além das disciplinas já listadas, também há uma prova dos campos específicos.

Todos os candidatos também devem fazer uma redação, que é apenas eliminatória, ou seja, a nota não pesa na média

Depois do exame intelectual, vêm a inspeção de saúde e o exame de aptidão física. Na terceira etapa do concurso ESA, o candidato deve comprovar os requisitos para matrícula e realizar o exame psicológico.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!