Instituto abre 120 vagas gratuitas em curso de programação e administração para jovens

jovem ao computador
Curso é voltado para jovens que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio (Divulgação/Tide Social)

A Gerdau e o Instituto Ser + estão oferecendo mais de 100 vagas de capacitação gratuita em programação e e administração. Os cursos são em formato on-line e voltados para jovens moradores de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. Benefícios como kit pedagógico e plano odontológico estão inclusos junto com a formação.

Nomeada “Projeto Start Gerdau”, a iniciativa tem o intuito de promover a formação pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Serão 300 horas de aprendizado focadas em habilidades interpessoais, raciocínio lógico, áreas administrativas e programação básica.

A metodologia do curso é do Instituto Ser +, que tem como foco a educação integral e o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens, para que eles possam ser protagonistas de sua trajetória. As inscrições para a capacitação são gratuitas e estão abertas até o dia 11/7, neste link.

Desemprego atinge mais jovens

Segundo dados divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em abril do ano passado, o desemprego atingiu em maior parte os jovens durante a pandemia. A faixa etária mais prejudicada foi a de 18 a 24 anos.

De acordo com o Projeto Start Gerdau, mais de 800 jovens já foram impactados positivamente pela ação. Ao todo, são 120 vagas disponíveis, sendo 40 para cada estado. Além do kit pedagógico e do plano odontológic, os estudantes receberão bolsas de estudos de 50% na Universidade São Judas Tadeu após a conclusão da capacitação.

Sobre o Instituto Ser +

O Instituto Ser + é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2014, tem como propósito desenvolver o potencial de jovens entre 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Contribui com a formação integral e o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens, para que possam ser protagonistas de suas trajetórias. 

Com metodologia própria e avaliada pela Fundação Banco do Brasil, o Ser + é um certificador do Ministério do Trabalho para a Lei de Aprendizagem. Mais de 20.000 jovens já foram impactados pelo instituto e 70% desses ingressaram no mercado de trabalho.

 

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!