Inscrições para o ‘Enem dos concursos’ começam nesta sexta-feira

enem dos concursos
Ao todo, serão contratados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (USP/Divulgação)

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, apelidado como “Enem dos concursos”, começam nesta sexta-feira (19). Os candidatos podem se inscrever até dia 9 de fevereiro. Ao todo, serão contratados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades do Brasil. Conforme o edital, a taxa de inscrição é R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br.

Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

Além disso, 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras, além de 30% das vagas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para indígenas.

Requisitos

Entre os requisitos para se candidatar às vagas do “Enem dos concursos“, estão: ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, estar em dia com obrigações eleitorais e militares e ter formação em graduações específicas para alguns dos cargos.

“Ou seja, uma pessoa até pode obter pontuação para ser aprovada, mas se não apresentar a formação exigida, não poderá assumir o cargo. As exigências de formação variam a cada cargo e órgão participante. É preciso redobrar a atenção na hora das escolhas”, alerta o ministério.

O concurso terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. “Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou a pasta.

Com Agência Brasil

Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!