Mais de mil vagas! PBH vai ofertar cursos gratuitos na área de transporte; veja detalhes

coletiva transporte
A iniciativa, viabilizada após parceria com a CNT, foi anunciada durante entrevista coletiva nesta segunda (Sofia Leão/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou nesta segunda-feira (31) que vai ofertar cursos de capacitação para profissionais que desejem se inserir no mercado de trabalho a partir do setor de transporte. Em parceria com a CNT (Confederação Nacional de Transporte), serão abertas 1.360 vagas, sendo mil destinadas para mulheres.

“O curso será para a qualificação de mulheres em diversas áreas (setor de serviços, aplicativos, funções da área administrativa). Elas que escolhem”, explica a secretária de Assistência Social de Belo Horizonte, Maíra Colares, durante entrevista coletiva.

Outras 60 vagas serão destinadas à motoristas profissionais que queiram trabalhar com transporte escolar ou transporte por aplicativo. Também haverá cursos para a mudança de categoria na habilitação (20 vagas); ajudante de carga e descarga de mercadorias (40 vagas) e assistente administrativo, com foco em logística (40 vagas).

Prioridade para pessoas em vulnerabilidade

Os cursos têm duração de sete meses e serão ministrados a partir de maio. Até o mês que vem, a prefeitura deve realizar a seleção e matrícula dos candidatos aprovados.

A iniciativa é voltada para jovens e adultos moradores de Belo Horizonte e que se encontrem em vulnerabilidade social. Para participar da seleção, é necessário que o candidato esteja cadastrado nas unidades de assistência social da capital e no Sine (Sistema Nacional de Emprego) municipal.

“A seleção inicial vai acontecer por meio do Sine. Inicialmente teremos tanto a procura da equipe em relação aos usuários quanto a possibilidade dos usuários procurarem unidades pra manifestar interesse”, explica Maíra.

“Caso tenhamos mais procura que vaga, teremos priorização pra pessoas em maior situação de vulnerabilidade social”, acrescenta.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!