Mais de mil vagas: Prefeitura de BH oferta cursos gratuitos em transporte para mulheres

curso transporte
Por meio do programa Emprega BH no Transporte, as alunas terão acesso a conteúdos diversos dentro do segmento de transporte (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está com 1.200 vagas abertas para cursos e palestras virtuais destinados a mulheres que desejam atuar no setor de transporte. Por meio do programa Emprega BH no Transporte, as alunas terão acesso a conteúdos sobre empregabilidade feminina e a quebra de paradigmas em um segmento dominado por homens.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, atualmente as mulheres representam 17% dos trabalhadores no transporte. Entretanto, elas ainda são apenas 0,5% do total de caminhoneiros autônomos do país.

De acordo com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, existe uma demanda crescente por inserção no segmento. Entre 2015 e 2020, os cursos de habilitação profissional para o transporte de passageiros registraram a participação de 2.311 mulheres, crescimento de 60,4% no período. 

“O mercado de trabalho está em reaquecimento e as pessoas estão voltando a circular pelas ruas, o que naturalmente provoca um crescimento da demanda pelos transportes. Acreditamos que há espaço para as mulheres que queiram se inserir no mercado e o primeiro passo está no incentivo à qualificação”, explica Adriano Faria, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. 

Inscrições

A parceria entre a Prefeitura e o SEST/SENAT contempla diversos cursos de capacitação e qualificação profissional, todos gratuitos e em formato de aula EAD (ensino a distância) dedicados ao público em vulnerabilidade social.

Até o fim de 2022, serão oferecidas 1.360 vagas, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida. Podem participar dos cursos pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no SINE Municipal.

As inscrições devem ser realizadas pelo site da prefeitura.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!