Garotas Applicadas: Projetos gratuitos incentivam estudantes a aprender robótica e informática

Cursos gratuitos são ofertados pela AVEC
Cursos gratuitos são ofertados pela AVEC (Imagem Ilustrativa/Ravena Rosa/Agência Brasil)

A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC) está com vagas abertas para o Projeto Garotas Applicadas. A iniciativa é para alunas do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas. A ação oferece aulas gratuitas ministradas por voluntários, para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes. O projeto já possui as inscrições abertas por meio de um formulário disponível na rede social da associação.

Na iniciativa, meninas regularmente matriculadas aprendem sobre emprego, trabalho e empreendedorismo. Desde que começou em 2019 o Garotas Applicadas já ajudou mais de 50 meninas. Neste ano as atividades serão presenciais, aos sábados pela manhã, na UNA – Rua Aimorés.

As atividades ocorrem em 3 módulos, sendo eles: Empreendedorismo; Programação; Desenvolvimento Pessoal e muitas atividades práticas. Ao final as alunas se organizarão em grupos para  desenvolver ideias de aplicativos.

Ligas da AVEC

Além do projeto voltado para meninas, a AVEC possui a liga da robótica e a liga da informática. Ambas são destinadas a alunos de escolas públicas.

Na Liga da Robótica, alunos de 12 a 14 anos participam gratuitamente de oficinas semanais em que aprendem os princípios básicos da programação e da robótica. Nas atividades do projeto são usados o software gratuito Scratch e Kits Lego. As oficinas são presenciais e acontecem aos sábados, pela manhã, em laboratórios e espaços cedidos por instituições parceiras.

Já a liga da informática também possui atividades gratuitas e acontecem em duas modalidades, presencial e online. O estudante poderá escolher uma delas, de acordo com seu interesse, conhecimento prévio e disponibilidade.

AVEC

A Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (AVEC) é uma organização sem fins lucrativos que oferece atividades gratuitas de tecnologia para estudantes de escolas públicas de forma a estimular o desenvolvimento pessoal e técnico.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!