Gosta de pão de queijo? Senac abre vagas limitadas, em BH, para workshop sobre a iguaria mineira

workshops pão de queijo
Participantes aprenderão sobre contexto histórico e preparo da iguaria mineira (IMAGEM ILUSTRATIVA/Divulgação/Forno de Minas)

No mês que celebra o Dia Nacional do Pão de Queijo, a Faculdade de gastronomia do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) fará dois workshops gratuitos sobre história e preparo da iguaria mineira. As atividades têm data marcada para as próximas terça (9) e quinta-feira (11), das 14h às 17h, na unidade localizada no Centro da capital mineira.

São oferecidas dez vagas para cada dia. Nos workshops, alunas da faculdade apresentarão os aspectos históricos e culturais das receitas. Em seguida, os participantes aprenderão uma receita com os professores e chefs Adriano Vilhena (dia 9) e Renato Lobato (dia 11).    

Para se inscrever no primeiro dia do workshop, clique aqui. Interessados em participar no segundo dia devem acessar este link.

Workshop combina história e prática

Ao longo do treinamento, os alunos terão a chance de desvendar a contextualização histórica e teórica sobre o pão de queijo. Além disso, expandirão as noções de boas práticas de higiene para manipular alimentos e desenvolverão técnicas de preparo da iguaria.

Conforme a docente Carolina Figueira, o pão de queijo é parte integrante da identidade mineira. “O pão de queijo carrega um sentido simbólico e identitário muito forte. Para Minas Gerais, o pão de queijo possibilita que o mineiro se reconheça, se identifique e se caracterize”, afirma.

Já Rafael Teixeira de Mattos, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, destaca a importância de realizar a atividade. “Para o Senac, fazer os workshops para o público em geral firma o compromisso com sua missão de proporcionar o desenvolvimento de pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento, por meio de ações educacionais comprometidas com a qualificação do mercado gastronômico em Belo Horizonte e Minas Gerais”.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasquesnicole.vasques@bhaz.com.br

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Comentários