Inscrições para as vagas restantes do Trilhas de Futuro terminam nesta terça

prova
Quem não passou na chamada regular ainda poderá tentar as vagas remanescentes (FOTO ILUSTRATIVA: Arquivo/Agência Brasil)

As inscrições para as vagas remanescentes do Trilhas de Futuro terminam amanhã (28). Até lá, os interessados que não passaram na primeira etapa da seleção poderão se inscrever nos cursos disponíveis. O projeto, que visa oferecer capacitação técnica aos mineiros, recebeu mais de 260 mil inscrições nesta edição. 

Segundo o Governo de Minas, nesta etapa do processo o preenchimento das vagas é por ordem de inscrição. Assim, à medida que são ocupadas por outros candidatos que já concluíram a inscrição, as oportunidades deixam de constar no site do programa.

Após realizar a inscrição pelo site Trilhas de Futuro, para garantir a formação também é necessário comparecer presencialmente para efetivar a matrícula diretamente na instituição de ensino escolhida. Este prazo vai até quarta-feira (29), e caso a inscrição não seja efetivada dentro do prazo, o estudante não poderá frequentar as aulas. 

Novo cadastro

Vale lembrar que todos os candidatos interessados em uma vaga remanescente devem fazer uma nova inscrição – tanto os que irão fazer o cadastro no sistema do Trilhas pela primeira vez, como aqueles que já participaram da chamada regular do programa e não foram selecionados ou não realizaram a matrícula.

Poderão se inscrever, estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da EJA (Educação de Jovens e Adultos) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes.

Além disso, todas as informações preenchidas no momento da inscrição online devem ser comprovadas pessoalmente no momento da matrícula. Depois de confirmada a inscrição, não será possível alterar a escolha, já que uma vez com o comprovante de inscrição, a vaga escolhida já estará reservada ao candidato.

Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo disponibilizar aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade e aproveitando infraestrutura e expertise já existentes de instituições públicas e privadas. Além da formação gratuita, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, são oferecidas 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros. 

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários