Universidades dos EUA oferecem mais de 400 cursos gratuitos para fazer sem sair de casa

cursos gratuitos online
Instituições oferecem cursos onlines gratuitos por meio de plataforma (IMAGEM ILUSTRATIVA/Álvaro Henrique/Secretaria de Educação do DF)

Se você é daquelas pessoas que não perde uma oportunidade de otimizar o currículo, esta dica é para você: Diversas universidades dos Estados Unidos disponibilizam cursos gratuitos, que podem ser feitos pela internet. Juntas, as instituições fazem parte da chamada Ivy League, composta por Harvard, Yale, Cornell, Brown, Princeton, Dartmouth, a Universidade da Pensilvânia e Columbia.

Reportagem publicada pela Exame, neste domingo (12), detalha as oportunidades de aprendizado disponíveis na plataforma Classcentral. A ferramenta reúne todos os cursos oferecidos pelas universidades dos EUA, em área que passam por Negócios, Humanidades, Ciências Sociais e Saúde e Medicina.

Para realizar os cursos, é necessário se cadastrar nas plataformas deles e realizar matrícula. Em alguns casos, os cursos têm datas específicas, então é preciso atenção para se inscrever antes da data marcada para a realização. Os conteúdos são oferecidos em vários idiomas, e alguns contam com legendas em português. Também é possível conseguir um certificado junto às instituições, mas uma taxa é cobrada para emissão.

Mais cursos gratuitos

Na Grande BH, o Instituto Ramacrisna oferece cursos presenciais de qualificação profissional de graça: soldagem e mecânica de automóveis. As aulas são ministradas em Betim em dois turnos, de tarde e de noite.

O curso de Mecânica de Automóveis preparará os alunos para elaborar planos e fazer manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores, entre outros conteúdos.

 As vagas terão como prioridade moradores de Betim e as aulas serão do dia 11 de julho até 28 de outubro. Para participar, o candidato deverá ter entre 16 a 50 anos, com ensino fundamental completo. As inscrições podem ser feitas até dia 3 de julho pelo site da instituição.

Já no curso de Soldagem, o profissional será capaz de atuar em diversos processos de soldagem (Mig Mag, Tig, Eletrodo e Oxicorte). Além disso, vai aprender a aplicar as informações técnicas e os parâmetros corretos. As vagas também serão prioritárias para moradores de Betim com o início das aulas no dia 4 de julho e término em 19 de outubro.

O público-alvo são alunos de 18 a 45 anos, com ensino fundamental completo. As inscrições podem ser feitas até 27 de junho também pelo site da Instituição.

Roberth Costaroberth.costa@bhaz.com.br

Editor do BHAZ desde junho de 2018 e repórter desde 2014. Participou do processo de criação do portal em 2012. É formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Promove. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2018, 2019 e 2020, além de figurar entre os finalistas do prêmio Sindibel, em 2019, e Sebrae de Jornalismo, em 2021.

Comentários