Casal de BH denuncia construtora após gastar mais de R$ 100 mil em obra não finalizada

empresa construtora
Clientes criaram página nas redes sociais para compartilhar os relatos (Reprodução/@orcamentomelhor_fora/Instagram)

A tão sonhada casa própria acabou trazendo um prejuízo de mais de R$ 100 mil para um casal de Belo Horizonte. Pedagoga e engenheiro se programaram nos últimos anos para conseguir sair do aluguel, mas foram surpreendidos ao não receberem a obra do apartamento, que deveria ter sido entregue em maio deste ano. O casal faz parte das mais de 80 pessoas que acusam a empresa Orçamento Melhor de golpe. Procurado, um dos proprietários disse que a empresa está com “dificuldades financeiras” e “problemas internos de gestão” (veja abaixo).

Ao BHAZ, a pedagoga de 32 anos, que preferiu não se identificar, diz que conheceu a empresa em agosto do ano passado, mas só veio a fechar contrato – no valor de R$ 58 mil – depois dois meses, em novembro de 2020. “Foram sempre solícitos com a gente, fui ao escritório deles umas duas vezes, conheci portfólio de trabalho, então fechamos contrato”, relembra.

“Era uma reforma muito grande, incluía construção de um novo banheiro, troca de piso, marmoraria e planejados. Fechamos um pacote com eles, e percebemos depois de conversar com outros clientes que eles tinham uma estratégia, que era oferecer um desconto muito alto para pagamento à vista. Naquele momento aquilo foi um atrativo, tinha todas as opções de serviços, fui bem recepcionada e ainda ganhei um desconto bacana”, detalha a pedagoga.

Desconto que custou caro

Ainda segundo a mulher, ao fechar o contrato, ficou acordado com a empresa que as obras seriam iniciadas no dia 12 de janeiro deste ano. Conforme explica, nos primeiros dias tudo ocorreu bem e a empresa começou a trabalhar na reforma mas. No entanto, ao fim dos primeiros 30 dias, ela e o marido viram que só restou um pedreiro trabalhando no local. “Começaram com o discurso de [dificuldades] mão de obra na pandemia. A gente achou até plausível no momento”, lembra.

Ainda segundo a pedagoga, em fevereiro a empresa alegou que haveria um problema para demolir uma das paredes do apartamento, e que precisaria de mais dinheiro. Neste momento, foi cobrado do casal o valor de R$ 20 mil, além dos R$ 58 mil já pagos: “Falaram que estavam com problemas com fornecedor”.

A mulher diz ainda que a empresa chegou a pedir que os próprios clientes comprassem o material se quisessem que a obra fosse concluída. “Eu mesma já tinha sugerido de comprar o material, para que depois me reembolsassem. Eu só queria que tudo ficasse pronto logo”, conta. Enquanto aguardava a entrega do apartamento, o casal precisou continuar no aluguel, que custa cerca de R$ 2 mil por mês.

Durante reunião com o sócio, o casal chegou a questionar se a empresa havia falido, mas os representantes do empreendimento disseram que não e justificaram que o atraso seria apenas por conta da pandemia. Agora, a pedagoga afirma que precisou pagar R$ 30 mil para uma outra construtora finalizar minimente as obras e o casal se mudar para o apartamento. “O que me deixa triste é saber que fizeram hora com nossa cara e não entregaram nada que prometeram”, lamenta.

Obras no apartamento do casal nunca foram entregues (Arquivo Pessoal)

Prejuízo de mais de R$ 1 milhão

Em um outro caso, desta vez com um analista de operações, de 27 anos, foi pago R$ 20 mil à empresa para uma pequena reforma em um apartamento que ainda está na planta. Para o rapaz, a empresa está “falida”. “Essa empresa era consolidada em Belo Horizonte, mas parece que durante a pandemia eles faliram”, afirma.

“Muitas pessoas fecharam serviço com eles esse ano, e parece que eles já sabiam que não tinham capacidade de executar as obras e ainda pegaram vários contratos. A gente criou uma tabela entre os integrantes do grupo e o prejuízo, somado, já ultrapassa R$ 1 milhão”, conta o jovem.

O analista afirma que fechou dois contratos de compra de móveis planejados e marmoraria com a empresa – um em março e outro em junho deste ano. Meu apartamento está na planta com previsão de ficar pronto em dezembro. Mas pelo jeito, com certeza não vão entregar minha obra”, diz. O contrato foi feito pessoalmente no escritório da empresa, que fica no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da capital: “Meu prejuízo é de R$ 20 mil, e foi um dos menores.”

Os clientes chegaram a criar um perfil no Instagram para denunciar os casos, o @orcamentomelhor_fora. Mas segundo o proprietário, a página já existia e o número de seguidores não condiz com a quantidade de clientes que fizeram reclamações, que até então é de 82.

Entre as denúncias, além dos imóveis residenciais, também há um cliente que solicitou um serviço para construção de um consultório odontológico, que também não foi entregue pela construtora. Tanto o casal quanto o analista ainda não prestaram queixa na polícia, mas aguardam posicionamento da empresa antes de levarem o caso ao Poder Público.

O que diz a empresa?

O BHAZ conversou um dos proprietários da Orçamento Melhor, que explicou que a empresa está sim com dificuldades financeiras e com problemas internos de gestão. “No ano passado, nosso setor de construção civil cresceu muito, um crescimento exponencial. Com isso, acabou-se perdendo um pouco do controle de gestão, os funcionários internos acabaram que não conseguiram acompanhar esse crescimento que tivemos e acarretou uma grave crise financeira”, explicou o homem, que não quis se identificar.

“Nesse meio tempo houve muita ausência de funcionário, por conta de diagnósticos de Covid-19, houve ausência de material no mercado também, alguns ficaram de dois a três meses em falta no mercado. Estamos lutando aqui, dia após dia, para reverter todo esse cenário e nosso objetivo maior é entregar todos os clientes”, completou.

Em nota enviada ao BHAZ, a empresa afirma que “compreende a angústia causada em todos”, mas ressalta que “não houve má-fé ou enriquecimento ilícito”. “Muito ao contrário, os sócios da Orçamento Melhor desfizeram dos poucos bens pessoais para quitar dívidas e honrar vários compromissos, incluindo clientes e ex-colaboradores”, diz trecho do comunicado.

“Ressaltamos que mesmo frente às adversidades enfrentadas não nos omitiremos, a nossa luta diária é e será para que toda a situação se resolva da melhor maneira possível em respeito à cada um de nossos clientes e colaboradores” conclui a nota (leia na íntegra abaixo).

Nota da empresa na íntegra

A Orçamento Melhor, através de sua assessoria jurídica, ciente das diversas manifestações, sendo em contatos diretos realizado na sede da empresa, canais de comunicações e redes sociais, vem prestar de forma oficial os esclarecimentos pertinentes e ainda, trazer as informações necessárias acerca das notícias que estão sendo veiculadas:

1 – Inicialmente a Orçamento Melhor, reafirma o seu mais profundo respeito com todos os seus clientes e colaboradores e manifesta sua enorme insatisfação pelos contratos ainda não cumpridos e com atraso na entrega.
2 – A empresa iniciou suas atividades há 4 anos, período que em sua grande maioria foi cercado de êxito, por isso o amplo reconhecimento da qualidade e seriedade da empresa, com a entrega de mais de 3000 obras, sem qualquer tipo de ausência de processos ou reclamações.
3 – Ocorre que, com o crescimento exponencial da empresa, ocorreram problemas internos de gestão que aliados a outros fatores acarretaram em uma grave crise financeira, o que inegavelmente acarretou no atraso no cumprimento e execução de parte dos serviços para qual fora contratada.
4 – Cabe salientar que a Pandemia trouxe e ainda traz consequências diretas na operação no que diz respeito ao aspecto econômico, sendo que, os materiais utilizados para a execução dos serviços prestados pela Orçamento Melhor sofreram aumentos consideráveis.
5 – Asseguramos que em momento algum houve má-fé ou enriquecimento ilícito, muito ao contrário, os sócios da Orçamento Melhor desfizeram dos poucos bens pessoais para quitar dívidas e honrar vários compromissos, incluindo clientes e ex-colaboradores.
6 – A empresa se encontra atualmente em processo de reestruturação, readequando processos e procedimentos internos, visando efetivamente CUMPRIR COM OS COMPROMISSOS FIRMADOS COM CADA UM DOS CLIENTES.
7 – A Orçamento Melhor compreende a angústia causada em todos, contudo, ressaltamos que mesmo frente às adversidades enfrentadas não nos omitiremos, a nossa luta diária é e será para que toda a situação se resolva da melhor maneira possível em respeito à cada um de nossos clientes e colaboradores.
8 – Nossos canais de comunicação se mantêm abertos e em breve cada um dos clientes será contratado.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

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