Um dos grandes técnicos do país, Carlos Alberto Silva faria 84 anos, hoje

Um dos grandes técnicos do país, Carlos Alberto Silva faria 84 anos, hoje

Publicado em | Atualizado em
Carlos Alberto Silva
Carlos Alberto Silva

Carlos Alberto Silva também era uma grande figura humana. Foi o responsável pela renovação da Seleção Brasileira no pós-Copa do México 1986, da era Telê Santana.

Em 1987 comandou o Brasil na conquista do Pan-americano, disputado em Indianápolis/EUA. De personalidade forte, não aceitou desaforo do atacante Bebeto, na época muito mimado pela imprensa do Rio, e deu um tapa na cara dele. E o manteve como titular nos jogos seguintes.

Em 1988 conquistou a Medalha de Prata na Olimpíada de Seul/Coreia do Sul, cujo time base era: Taffarel; Jorginho (Luis Carlos Winck); Aloísio, André Cruz e Nelsinho; Ademir (ex-Cruzeiro), Milton (Andrade), Geovani e Careca (ex-Cruzeiro); Romário e Neto (Edmar).

Dirigiu alguns dos maiores clubes do Brasil e do mundo, inclusive Atlético, Cruzeiro e América. Primeiro treinador brasileiro a fazer sucesso no futebol europeu, conquistando títulos com o Futebol Clube do Porto/Portugal.

Mineiro de Bom Jardim de Minas (a 345 Km de Belo Horizonte, 115 de Juiz de Fora), nasceu em 14 de agosto de 1939 e morreu em Belo Horizonte, no dia 20 de janeiro de 2017, aos 77 anos, um mês depois de passar por uma cirurgia cardíaca.

Entrou para a galeria dos maiores técnicos do país a partir do título brasileiro com o Guarani de Campinas, em 1978, cujo time base era: Neneca, Mauro, Gomes, Edson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó.

Venceu o Palmeiras na final, 1 a 0, gol de Zenon, no Morumbi e se tornou o primeiro clube do interior do país a conquistar o Brasileiro.

Em outubro de 2016, Tite fazia a sua primeira visita a Belo Horizonte como técnico da Seleção e fez questão de convidar Carlos Alberto Silva para assistir com ele Cruzeiro x Athletico/PR, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Foi jogador dele e o tinha como uma das referências como técnico disciplinador e de diálogo.

Escrevi a respeito em meu blog, no dia seis de outubro (leia aqui).

Em 1990, Carlos Alberto Silva (em foto abaixo), entre eu e Ramon Salgado (esq.), Flávio Anselmo e Flávio Carvalho, nos bons tempos do Minas Esporte, programa mais longevo da TV mineira, que durou 30 anos, na Band. Detalhe para os cinzeiros na bancada. Fumava-se no ar; situação inimaginável nos tempos de hoje.

(Foto: arquivo pessoal)

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!