Honda City Hatch Touring e a magia flexível do espaço

Com o fim do Fit no mercado brasileiro, a Honda aposta na versão dois volumes do City para conquistar os clientes do monovolume que saiu de cena. E um dos principais pontos positivos do hatch é o sistema flexível do banco traseiro, presente no finado Fit, que possibilita diversos arranjos no interior do carro. O desempenho do conjunto motor 1.5 flex, que gera 126cv de potência, e câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas simuladas, é razoável para a proposta familiar do City Hatch. Andamos na versão topo de linha (são apenas duas opções), que tem itens interessantes na lista de equipamentos de série, como seis airbags, sistema de frenagem automática de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado digital automático com saída para o banco traseiro, farol alto automático, controle automático de velocidade adaptativo e sistema para manter o veículo na faixa.

Foto: Eduardo Aquino

Na frente, destaque para a faixa cromada acima dos faróis, que dá um toque de elegância ao hacth e abriga o símbolo da marca; os faróis e luzes de neblina totalmente em LED, a pequena grade em colmeia e o para-choque na cor da carroceria.

Elegante

O perfil mantém o estilo elegante, com vincos que vão dos faróis às lanternas, as maçanetas na cor da carroceria, as rodas de liga de 16 polegadas com desenho mais sóbrio e as colunas centrais na cor preta, que dão uma pitada de esportividade.

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Foto: Eduardo Aquino

Já a traseira tem um conjunto com um visual um pouco mais esportivo, realçado pelo desenho horizontal das lanternas com luzes totalmente em LED, pelo defletor de ar no teto e pelo para-choque mais alto e na cor da carroceria.

Acabamento

O acabamento interno é de boa qualidade e causa boa impressão. Os bancos, o volante e a alavanca de câmbio são revestidos em couro sintético e os detalhes em preto brilhante no volante, painel e console dão um toque de elegância.

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Foto: Eduardo Aquino

Um dos pontos positivos do City Hatch herdado do Fit foi o sistema flexível (chamado pela Honda de Magic Seat) do banco traseiro, que vira desde uma cama até um compartimento bem amplo e de fácil acesso para o transporte de objetos maiores.

Espaço

O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos e uma criança, já que a moldura do encosto do banco traseiro incomoda quem senta no meio. Mas há um bom espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás.

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Foto: Eduardo Aquino

A capacidade do porta-malas (de 268 litros) é um pouco limitada, mesmo para um hatch, e o acesso ao compartimento não é dos melhores. Por outro lado, a flexibilidade do banco traseiro possibilita ampliar esse espaço e permitir o transporte de objetos maiores.

Posição de dirigir

Encontrar uma boa posição de dirigir no City Hatch é fácil, pois o motorista conta com a regulagem de altura do seu banco, que tem bom apoio para as pernas, e com ajustes de altura e distância da coluna de direção.

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Foto: Eduardo Aquino

O volante multifuncional tem boa pega e abriga comandos do telefone, do sistema de áudio e do computador de bordo, facilitando o controle do motorista. Os comandos no painel também estão bem localizados, com boa ergonomia.

Instrumentos

A tela digital de sete polegadas do painel traz instrumentos de fácil visualização, incluindo as informações do computador de bordo que são projetadas no centro. Mas a indicação da marcha engatada poderia ser maior.

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Foto: Eduardo Aquino

O sistema multimídia tem tela sensível ao toque de oito polegadas, comando vocal, entrada USB, é bem intuitivo e de fácil operação e possibilita o espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto.

Sensing

Na lista de itens de segurança, o grande destaque é o pacote Sensinng, que inclui farol alto automático, frenagem automática ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes e sistema para manter o veículo na faixa.

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Foto: Eduardo Aquino

Além desses equipamentos, o City Hatch Touring vem com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e sistema Isofix para fixar cadeiras infantis.

Conforto

No pacote de conforto, destaque para o controle automático de velocidade adaptativo, o ar-condicionado automático digital e com saída para o banco traseiro, o sensor crepuscular e tomadas de 12 Volts dianteira e traseira.

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Foto: Eduardo Aquino

Na lista que vem de fábrica estão também alguns detalhes que agradam, como retrovisores com rebatimento automático, que evitam acidentes em ruas e locais mais apertados; e jogo de tapetes com trava antiescorregamento.

Manobras

Para manobrar em espaços apertados ou em ou sair de vagas apertadas, o motorista conta com retrovisores de bom tamanho, boa calibragem da assistência elétrica da direção e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

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Foto: Eduardo Aquino

O motor 1.5 flex não é turbo, mas com a injeção direta ele melhorou nas respostas, ou seja, nas acelerações e retomadas de velocidade. O suficiente para garantir uma performance de acordo com a proposta familiar do hatch.

Fôlego

Mas, para conseguir um bom fôlego, é melhor recorrer às mudanças manuais por meio das borboletas junto ao volante ou usando a tecla “S” para que as trocas sejam efetuadas em rotações mais altas. A dica é não deixar cair as rotações.

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Foto: Eduardo Aquino

O câmbio automático do tipo CVT, de sete marchas simuladas, ajuda na economia de combustível. Com etanol, ar desligado e apenas o motorista, o computador de bordo registrou boas médias em torno de 9,4km/l na cidade e de 11,2km/l na estrada.

A suspensão consegue transmitir segurança nas curvas mais fechadas, não causando surpresas quando se abusa um pouco. Mas o nível de conforto do conjunto poderia ser melhor, filtrando mais as irregularidades do piso.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Transversal, quatro cilindros em linha, Flex, 1.497cm³ de cilindrada, que gera potência de 126cv (gasolina ou etanol) a 6.200rpm e torque de 15,5kgfm (gasolina) e de 15,8kgfm (etanol) a 4.600rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo barra de torção

Dimensões – Comprimento, 4,34m; largura, 1,74m; altura, 1,49m; e entre-eixos, 2,60m

Altura do solo – 14,4cm

Freios – Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Rodas e pneus – Rodas de liga de 16 polegadas, calçadas com pneus 185/55 R16

Carga útil (ocupantes mais bagagens) – 437 quilos

Porta-malas – 268 litros

Tanque – 39,5 litros

Peso (em ordem de marcha) – 1.180 quilos

Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos – Paddle shifts junto ao volante para troca de marchas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de luzes em frenagem de emergência, seis airbags, cintos dianteiros com sistema de tensionamento, sistema Isofix para fixar cadeiras infantis, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, assistente para redução de ponto cego, lanternas traseiras em LED, luz de placa em LED, antena tipo tubarão, espelhos retrovisores na cor do veículo com rebatimento automático, luzes diurnas em LED, faróis e luzes de neblina completamente em LED, sensor crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle automático de velocidade, coluna de direção com ajuste de altura e distância, desligamento automático dos faróis após 15 segundos, tomada 12 Volts dianteira e traseira, jogo de tapetes com trava antiescorregamento, ar-condicionado digital automático com saída para os ocupantes traseiros, banco traseiro bipartido (60/40) Com exclusiva tecnologia Magic Seat, volante e alavanca do câmbio revestidos em couro, revestimento dos bancos de couro na cor preta, multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas com interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto com comando de voz e entrada USB; controle de áudio no volante, painel digital com tela em TFT de sete polegadas, farol alto automático, controle automático de velocidade adaptativo, sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes, sistema auxiliar para manter o veículo na faixa e sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.

Preço – R$ 130.700,00.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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