Pesquisar
Close this search box.

O Gabo Café é a América Latina em BH

10/10/2024 às 17h19
Gabo Café, na Savassi. A América Latina em BH.
Gabo Café, na Savassi. A América Latina em BH.

É sabido que o Brasil não tem o mesmo intercâmbio cultural com os outros países latinos que estes tem entre si. O porque eu não sei. Claro que a gente vê por aí um ceviche, um vinho chileno, uma parrilla argentina, mas não se compara ao que vemos quando viajamos para outros países da América do Sul.

A troca entre eles é de muita intensidade, cor, sabores e tradições. Faria bem para o Brasil mergulhar um pouco mais nessas culturas do que na norte americana e europeia, que tanto tentamos nos aproximar ao longo dos séculos. E é por isso que para mim o Gabo é uma boa notícia. O bar chega com a proposta de fazer esse mergulho, ou pelo menos sentar na beira da piscina com o pé na água. O que vimos foi bem agradável, e sabemos que muito ainda há por vir.

Gabo, inclusive, é o apelido de Gabriel Garcia Márquez, lendário escritor colombiano, que ganhou o Nobel da literatura em 1982. O nome do bar é uma homenagem a ele, que terá uma de suas principais obras – Cem anos de solidão – adaptada para uma série no Netflix ainda este ano. Sua chance de ler o livro – ou assistir a série e fingir que leu.

Voltando ao bar, o cardápio do Gabo é simples, mas longe de ser simplório. A cozinha, comandada pela chef Ornela Mattos, conseguiu misturar de maneira muito inteligente, referências latinas em um cardápio criativo que vai agradar a vegetarianos e carnívoros. O cardápio do Gabo Café é literalmente a América Latina em BH. E queremos compartilhar um pouco com vocês:

Milho com crosta de parmesão do Gabo Café
Milho com crosta de parmesão do Gabo Café

A começar pelo milho, o carboidrato mais latino que existe. Utilizado em toda a Cordilheira dos Andes e também base das tortilhas mexicanas. Aqui ele é servido em pedaços envoltos numa crosta crocante de parmesão. Não tem nada de mais e muito menos nada de menos. É um milho 2.0 e vai agradar a todo mundo. A variedade de milho que se encontra nos Andes é inacreditável. São mais de 50 espécies por lá. Por aqui, praticamente só encontramos uma. Criações como essa do Gabo, mostram que podemos fazer dessa uma, várias.

Você também encontra na casa os patacones, clássicos da culinária colombiana, que são discos de banana da terra frita. Na versão do Gabo elas vem acompanhadas de salsa macha, um delicioso molhinho de cebola frita com pimenta calabresa, guacamole e pico de gallo, que é tipo o nosso vinagrete, mas com um toque de limão. Além disso, empanadas, segundo a tradição peruana: Fritas, e não assadas como na Argentina. É legal ver alguém trazendo para BH, elementos da culinária peruana que não seja o ceviche.

Outra boa pedida são os tacos. As receitas variam de acordo com a semana. Quando fomos, provamos o clássico Al Pastor, a combinação mais querida no México: Carne de porco marinada, abacaxi, cebola e coentro. E o melhor de tudo é que a tortilha vem mole, como deve ser. Taco em tortilha rígida é a morte da culinária mexicana. Na minha opinião, ainda faltou uma bela salsa, para unir isso tudo. Inclusive é normal no México que os tacos não venham lá muito temperados. A ideia da construção do sabor vem pelas salsas.

Taco Al Pastor, no Gabo Café
Taco Al Pastor, no Gabo Café

Para beber, as deliciosas cervejas da São Sebastião e da Inspetor Sands. Você encontra também o Marvadeza, da Lamparina. As três empresas se dividem na criação e gestão do espaço. Além disso tudo, uma grata surpresa: A casa tem um drink pronto próprio, servido na torneira, que se chama Michelada. Você pensou certo: É uma releitura dos drinks de cerveja que bebemos por aí na América do Sul. O deles mistura a Linda Garota de Berlim (cerveja sour que amamos feita com maracujá e hibisco), com cachaça, purê de abacaxi e uma pitada de sal. Sinceramente, poderia ter tomado uns 5.

A experiência é boa pra quem já viajou bastante pela América Latina, para quem tem vontade ou para quem não tem nada a ver com isso. Afinal de contas, bebida e comida boa não fazem acepção de estômago. O bar está situado na Av. Cristóvão Colombo, 336, na Savassi. Confira no vídeo abaixo um pouco mais da nossa experiência no Gabo Café, a América Latina em BH.

Editado por: Pedro Costa

Pedro Costa

Deixou a carreira de gerente comercial para se dedicar totalmente a sua paixão: O universo da gastronomia. À frente de bares e projetos do ramo, é belo-horizontino com o maior orgulho possível, cozinha por gosto e também por obrigação e não dispensa uma boa festa.
[author_socials_links]

Pedro Costa

Email: [email protected]

Deixou a carreira de gerente comercial para se dedicar totalmente a sua paixão: O universo da gastronomia. À frente de bares e projetos do ramo, é belo-horizontino com o maior orgulho possível, cozinha por gosto e também por obrigação e não dispensa uma boa festa.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ