Com maior tempo de propaganda, JVX tenta polarizar com Kalil

joão vitor xavier alexandre kalil
JVX e Kalil terão mais tempo para apresentar propostas no rádio e na TV (Guilherme Dardanhan/ALMG + Amanda Dias/BHAZ)

As cartas estão na mesa – ao menos desse início de disputa pela cadeira de prefeito de BH. Após a oficialização do tempo de propaganda política e do debate televisivo inaugural, que terminou no início da madrugada desta sexta (2), ficou claro o desenho daqueles que despontam como principais concorrentes ao atual mandatário e postulante à reeleição, Alexandre Kalil (PSD): João Vitor Xavier (Cidadania) vai aproveitar o maior tempo de TV e rádio para tentar polarizar – e Áurea Carolina (PSOL) tentará evitar.

Foi exatamente esse o embate – que iniciou no ar e terminou nos bastidores – observado no Debate na Band, que reuniu dez postulantes à PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). JVX – as iniciais de João Vitor Xavier e como o BHAZ também vai se referir ao candidato do Cidadania – atacou a ausência de Kalil e se colocou como o principal concorrente ao hoje favorito.

“Queria perguntar para o Kalil, mas ele não veio, mas tenho certeza que no segundo turno vou poder olhar no olho dele para fazer essa pergunta”, afirmou. Ao fim do debate, Áurea Carolina afirmou que o deputado estadual está em um clima “de já ganhou” ao se colocar como principal rival de Kalil. Sem tempo de propaganda (veja abaixo), a socialista aposta no histórico recente de eleições, quando foi a vereadora mais votada em 2016 e ficou no top 5 na disputa para a Câmara dos Deputados, em 2018.

Tempo de propaganda

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) oficializou, nessa quinta (1º) o tempo de propaganda durante o período eleitoral de cada concorrente à PBH. JVX terá o maior tempo, seguido por Kalil. Nilmário Miranda (PT) vem na sequência com pouco mais de um minuto. Há candidatos que sequer terão direito. O horário eleitoral começará no dia 9 de outubro e se estende até 12 de novembro, às vésperas do primeiro turno das eleições.

Os cálculos foram feitos com base nos partidos e coligações que têm candidatos registrados para as eleições:

  • 90% proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados e
  • 10% igualitariamente entre as legendas com candidaturas próprias ao cargo de prefeito

Apesar disso, dez partidos não têm tempo algum no horário eleitoral devido à clausula de desempenho instituída na Emenda Constitucional nº 97/2017. São eles: PMN (Partido da Mobilização Nacional), PTC (Partido Trabalhista Cristão), DC (Democracia Cristã), Rede, PCB (Partido Comunista Brasileiro), PCO (Partido da Causa Operária), PMB (Partido da Mulher Brasileira), PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) e UP (Unidade Popular).

Divisão do tempo

JVX terá o maior tempo no horário eleitoral gratuito com 3 minutos e 16 segundos. A coligação “BH de verdade” é composta por oitos legendas, a maior do pleito municipal. Na sequência, aparece o atual prefeito e candidato à reeleição Alexandre Kalil, com 2 minutos e 46 segundos. Intitulada de “Coragem e Trabalho”, a coligação tem seis partidos aliados.

Nilmário terá 1 minuto e 4 segundos para apresentar as propostas no rádio e na TV. Os demais candidatos vão ter menos de um minuto. Confira como ficou o tempo do horário eleitoral gratuito:

  • João Vitor Xavier – 3 minutos e 16 segundos
  • Alexandre Kalil – 2 minutos e 46 segundos
  • Nilmário Miranda – 1 minuto e 4 segundos
  • Lafayette de Andrada (Republicanos) – 38 segundos
  • Luisa Barreto (PSDB) – 37 segundos
  • Wendel Mesquita (Solidariedade) – 19 segundos
  • Áurea Carolina (PSOL) – 16 segundos
  • Wadson Ribeiro (PCdoB) – 16 segundos
  • Marcelo de Souza e Silva (Patriotas) – 15 segundos
  • Rodrigo Paiva (Novo) – 14 segundos
  • Fabiano Cazeca (PROS) – 14 segundos

Os candidatos Cabo Xavier (PMB), Wanderson Rocha (PSTU), Marília Domingues (PCO) e Bruno Engler (PRTB) não terão espaço no horário eleitoral gratuito.

tempo horário eleitoral
Relação do tempo do horário da propaganda eleitoral em BH (Reprodução/TRE-MG/Youtube)
Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!