Covid em BH: Transmissão é estável, mas ocupação de UTIs tem novo aumento

pessoas na rua bh
Indicadores apresentaram comportamentos distintos nesta quinta (Amanda Dias/BHAZ)

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento de Covid-19 em Belo Horizonte sofreu uma nova elevação nesta quinta-feira (10), conforme dados no Boletim Epidemiológico e Assistencial mais recente, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nesta noite. O índice, que estava em 77,7% na quarta (9), hoje passou para 78,2%, se mantendo no nível vermelho, considerado crítico.

A ocupação de leitos de enfermaria Covid-19, por outro lado, caiu de 60,5% para 58,7%, permanecendo no nível amarelo.  Já o índice que mede a transmissão do vírus se manteve estável de um dia para o outro, em 0,95.

Quando este indicador, chamado de fator Rt, fica acima de 1, representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa indica quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar. 

Ainda de acordo com o boletim, Belo Horizonte contabiliza 219.074 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, 206.380 já se recuperaram e 5.324 vieram a óbito. Ainda são monitorados 7.370 casos da doença na capital. 

Indicadores desta quinta-feira (10). (Reprodução/PBH)

Vacinação em BH

Dos 2.521.564 moradores de Belo Horizonte, 949.073 já receberam ao menos a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira. Esse número corresponde a 46,6% do público alvo da vacinação. Com a segunda dose, já foram imunizados 408.677 belo-horizontinos.

Avatar
Larissa Reislarissa.reis@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

OLHO NA DICA PARA ECONOMIZAR

Na sede do BHAZ, economizamos todos os meses na conta de energia por meio de uma operação regulamentada pela ANEEL e ainda desconhecida por muitos consumidores. E o melhor: não tivemos nenhum custo extra para ter acesso a esse desconto. Por isso, damos esta dica para quem mora em qualquer cidade de Minas Gerais.

Sua conta de luz pode ficar até 15% mais barata com a Metha Energia. Faça agora seu cadastro, é 100% DIGITAL e GRATUITO. Clique no botão abaixo e simule direto seu desconto mensal. Caso queira saber mais sobre a tecnologia, leia este conteúdo que explica em detalhes a operação.

Comentários