André Valadão publica retratação dizendo que Lula não é favorável ao aborto

retratação andre valadão
A pedido do TSE, André Valadão publicou uma retratação a respeito de informações falsas que foram associadas ao ex-presidente Lula (Reprodução/@andrevaladao/Twitter)

O pastor belo-horizontino André Valadão publicou, nesta quarta-feira (19), uma retratação a respeito de informações falsas que foram associadas ao ex-presidente Lula (PT). Ele afirma que fez a gravação após uma determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em um vídeo de 55 segundos, o religioso desmente que o petista seja favorável ao aborto e a descriminalização das drogas. Na legenda, Valadão pede que os seguidores compartilhem a retratação.

“Dias atrás eu recebi em minha residência uma intimação do TSE através do senhor Alexandre de Moraes e eu venho me declarar a partir dessa intimação dizendo que o Lula não é a favor do aborto. Lula não é a favor da descriminalização das drogas. O Lula não é a favor de liberar pequenos furtos”, diz André.

O pastor, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), ainda desmente que faça parte do plano de governo do Lula implementar uma regulamentação na mídia “onde você vai perder o poder de expressar sua opinião e expressar o seu culto”.

André Valadão posta fake news sobre as urnas

Em 3 de outubro, André Valadão usou seus perfis em redes sociais para espalhar informações mentirosas sobre a apuração dos votos nestas eleições. O líder religioso fez uma série de publicações questionando os resultados apontados pelas urnas (relembre aqui).

Na tentativa de denunciar uma suposta fraude, Valadão afirmou erroneamente que um município da Bahia teria mais votos em Lula (PT) do que habitantes. Na imagem postada pelo pastor, não é possível identificar a fonte do dado falso exibido.

“Município de Barreiras contabiliza 212 mil votos pra Lula sendo que existem 158 mil habitantes! Roubo comprovado!”, escreveu André Valadão em um Story do seu Instagram. Porém,com uma simples checagem no site do TSE, é possível ver que o pastor publicou uma informação mentirosa.

Com 100% das urnas apuradas, foram contabilizados no município baiano de Barreiras 85.497 votos para Presidente da República, sendo que 47.952 (58,05%) foram destinados a Lula. Já Bolsonaro teve 30.197 votos na cidade, ou seja, 36,56%.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!