Pastor André Valadão posta informação mentirosa para fazer falsa denúncia de fraude em urnas

pastor andre valadao
Belo-horizontino criticou falso erro em contabilização de votos de uma cidade da Bahia (Reprodução/@andrevaladao/Instagram)

O pastor belo-horizontino André Valadão usou seus perfis em redes sociais na madrugada de segunda-feira (3) para espalhar informações mentirosas sobre a apuração dos votos nestas eleições. Apoiador do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o líder religioso fez uma série de publicações questionando os resultados apontados pelas urnas.

Na tentativa de denunciar uma suposta fraude, Valadão afirmou erroneamente que um município da Bahia teria mais votos em Lula (PT) do que habitantes. Na imagem postada pelo pastor, não é possível identificar a fonte do dado falso exibido.

“Município de Barreiras contabiliza 212 mil votos pra Lula sendo que existem 158 mil habitantes! Roubo comprovado!”, escreveu André Valadão em um Story do seu Instagram.

(Reprodução/@andrevaladao/Instagram)

Porém com uma simples checagem no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível ver que o pastor publicou uma informação mentirosa.

Com 100% das urnas apuradas, foram contabilizados no município baiano de Barreiras 85.497 votos para Presidente da República, sendo que 47.952 (58,05%) foram destinados a Lula. Já Bolsonaro teve 30.197 votos na cidade, ou seja, 36,56%.

Confira abaixo os dados oficiais:

Reprodução/TSE

Ataques ao resultado das urnas

Ao longo da apuração que terminou com a definição de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o pastor fez outras publicações nas quais põe em xeque o resultado das urnas eletrônicas. Novamente, sem apresentar provas.

“O Brasil votou 22 em tudo, pro Senado, Deputado Estadual, Federal, e na hora de votar pra presidente votou 13? Alexandre de Moraes acha que vamos acreditar nisso?”, diz post publicado por apoiador de Jair Bolsonaro e compartilhado por ele.

‘Bem contra o mal’

Por meio do Twitter, na manhã desta segunda-feira (3), André Valadão ainda teceu críticas ao PT, manifestando desejo por um Brasil “onde a liberdade de expressão e religiosa será mantida”.

“Agora é a guerra que queremos, o louco pinguço bandido diante do Presidente que tem trazido a melhor relação internacional do Brasil, o menor preço da gasolina, a menor taxação de impostos e a maior prisão de traficantes e drogas da história. Bem contra o mal”, acrescentou.

Jair Bolsonaro não questionou resultado das urnas

Em comunicado à imprensa na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro não questionou o resultado do primeiro turno. Agora, a equipe dele se prepara para enfrentar Lula no “segundo tempo“.

“Entendo que há uma vontade de mudar por parte da população. Mas tem certas mudanças que podem vir para pior. A gente tentou, durante a campanha, mostrar esse outro lado e parece que não atingiu a camada mais importante da sociedade”, começou o presidente.

O candidato à reeleição criticou as pesquisas eleitorais que mostraram Lula com 51% e ele, por outro lado, na casa dos 30%. Em nenhum momento, porém, questionou o resultado das urnas eletrônicas.

“Temos um segundo tempo pela frente, onde tudo passa a ser igual pra cada lado. E agora vamos mostrar melhor pra população brasileira, em especial a classe mais afetada, que é consequência da política do ‘fique em casa’, é consequência de uma guerra lá fora, de uma crise ideológica também”, acrescentou.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!