Casagrande e Manato disputam 2º turno para o Governo do Espírito Santo

Casagrande e Manato
Casagrande é apoiado por Lula, e Manato, por Bolsonaro (Helio Filho/Divulgação + Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Atualização às 23:09 do dia 02/10/2022 : Texto atualizado para incluir os dados consolidados após o TSE registrar 100% das urnas apuradas.

Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL) disputam o segundo turno no Espírito Santo. Por volta das 19h40 deste domingo (2), confirmou-se que os dois candidatos alcançaram os votos necessários para avançar no pleito.

Com 100% das urnas apuradas, Renato Casagrande alcançou 46,94% dos votos válidos (976.652). Já Carlos Manato ficou em segundo lugar, com 38,48% (800.598 votos).

Em seguida estão Guerino Zanon (PSD), com 7,03%; Audifax Barcelos (Rede), com 6,51%; Aridelmo Teixeira (Novo), com 0,76%; Capitão Vinicius Sousa (PSTU), com 0,22%; e Cláudio Paiva (PRTB), com 0,07%.

Votos brancos e nulos somaram 230.981. Houve ainda 606.085 abstenções. Somados brancos, nulos e abstenções, chega-se a 837.066 votos. Os votos válidos totalizaram 2.080.648.

+ Veja quem é o senador eleito no Espírito Santo nestas Eleições +

Quem é Renato Casagrande?

Renato Casagrande é o atual governador do Espírito Santo. Ele tem 61 anos e é natural de Castelo, no Sul do Espírito Santo. É casado e tem dois filhos.

É formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Antes de ser governador, foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado Estadual.

Também já esteve à frente de cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo.

Foi eleito governador do Espírito Santo pela primeira vez em 2010, no primeiro turno, com 82,3% dos votos. Em 2019, Renato Casagrande assumiu um novo mandato à frente do governo do estado.

Ele foi o candidato apoiado por Lula (PT) no Espírito Santo. Seu vice é o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB). Rose de Freitas (MDB) completou a chapa concorrendo ao cargo de senadora pelo Espírito Santo.

Quem é Carlos Manato?

Carlos Manato é médico e tem 64 anos. É pós-graduado em Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e em Colposcopia, além de ser especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Foi professor na Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, foi diretor-clínico e diretor-geral do Hospital Dório Silva, e diretor-clínico e diretor-presidente do Hospital Metropolitano.

Foi secretário Municipal de Serviços da Prefeitura de Serra, no Espírito Santo, e já foi eleito deputado federal pelo estado quatro vezes seguidas. 

Manato é o candidato apoiado pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro, também do PL. Seu vice é o presidente estadual do PTB, Bruno Lourenço.

Resultado na disputa ao Governo do Espírito Santo com 100% das urnas apuradas

Renato Casagrande (PSB): 46,94%

Carlos Manato (PL): 38,48%

Guerino Zanon (PSD): 7,03%

Audifax Barcelos (Rede): 6,51%

Aridelmo Teixeira (Novo): 0,76%

Capitão Vinicius Sousa (PSTU): 0,22%

Cláudio Paiva (PRTB): 0,07%.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!