Clécio, do Solidariedade, é eleito governador do Amapá em 1º turno

clécio amapá
Clécio Luís contou com apoio do PDT no Amapá (Clécio Luís/Divulgação)

Por volta das 20h28 deste domingo (2), Clécio (Solidariedade) foi eleito a governador do Amapá. Até esse horário, com 95,92% das urnas apuradas, ele alcançou 53,26% dos votos válidos, garantindo a vitória ainda em primeiro turno.

Até então, Jaime Nunes (PSD) aparece em segundo lugar, com 42,92%.

Em seguida estão Gesiel de Oliveira (PRTB) com 2,16% (XX votos); Gilvam Borges (MDB), com 1,16%; Gianfranco Gusmão (PSTU), com 0,40% e Jairo Palheta (PCO) com 0,16% (anulado sub judice).

Votos brancos e nulos somam mais 6,41%.

Quem é Clécio?

Clécio Luís tem 50 anos, nasceu em Belém (PA), é divorciado e tem duas filhas. Clécio contou com o apoio do PDT no Amapá. Seu vice é Teles Jr, do PDT. 

Antes de tentar se eleger, assumiu a Secretaria de Educação no governo de João Capirberibe, quando tinha 26 anos, ainda em 1998.

Ele é ex-prefeito de Macapá, tendo sido também vereador na cidade. No Executivo municipal atuou por dois mandatos, o último deles encerrado em 2020. 

Com longa trajetória na política, Clécio concorreu pela quinta vez como candidato. Ele participa de pleitos desde 2004. 

Professor graduado em geografia pela Universidade Federal do Amapá, também já atuou como policial civil. 

Clécio era filiado ao PT e foi vereador de Macapá pela sigla. No entanto, trocou o partido pelo Psol em 2004. Em 2006, concorreu ao Governo do Amapá pelo Psol e teve 3,02% do total de votos. 

Em 2008, voltou a ser reeleito vereador por Macapá – desta vez, pelo Psol. Já em 2016 desfiliou-se do partido em busca de articulações com outras frentes políticas e passou a integrar o Rede Solidariedade, criado pela ex-ministra Marina Silva. 

No mesmo ano de filiação ao Rede Solidariedade, Clécio disputou a reeleição para a Prefeitura de Macapá e venceu. 

Principais propostas de Clécio

As propostas de Clécio nestas eleições são bastante focadas em infraestrutura e educação.

O plano de governo apresentado ao TSE tem 65 páginas. Ele está dividido em cinco eixos, que compreendem as áreas de geração de emprego, renda, educação, saúde, segurança e sustentabilidade. Acesse aqui o documento com as propostas do governador eleito.

Redes sociais de Clécio

Confira abaixo o site e as principais redes sociais do governador reeleito do Maranhão:

Site: https://clecioluis.com.br/

Twitter: https://mobile.twitter.com/Clecio_Luis

Instagram: https://www.instagram.com/clecioluis_/

Facebook: https://www.facebook.com/curtaclecioluis/

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!