Começo do debate na Globo se transforma em bate boca entre Lula e Bolsonaro

bolsonaro lula globo
Reprodução/TV Globo

O debate entre os candidatos à Presidência da República na Globo desta quinta-feira (29) começou acirrado. Após as duas primeiras perguntas, realizadas entre Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT), e entre Padre Kelmon (PTB) e Jair Bolsonaro (PL), iniciou-se entre os dois primeiros colocados nas pesquisas eleitorais uma sucessão de direitos de resposta.

Durante a resposta de Bolsonaro a Padre Kelmon, o candidato à reeleição falou de escândalos do governo petista, acusando o candidato do PT de ser o líder de uma quadrilha. “Esse governo do PT parece que desconhece a dor de uma família que tem um filho no mundo das drogas. Esse governo do PT defendeu que roubassem celular para tomar uma cervejinha, ou seja, quantos jovens foram assassinados por essas pessoas roubando celular e protegidos por Lula”, disse o atual presidente.

Lula pediu à produção do programa direito de resposta pela primeira vez. O candidato do PT respondeu a Bolsonaro trazendo à tona suspeitas de corrupção do governo Bolsonaro, como a questão das rachadinhas, o escândalo de desvios do MEC e as conclusões da CPI do COVID-19, que apontavam para superfaturamento de vacinas.

Em seguida, foi a vez de Bolsonaro pedir direito de resposta. O candidato do PL, então, rebateu as acusações de Lula afirmando que os governadores do Nordeste, aliados de Lula, desviaram R$ 50 milhões das verbas destinadas para o combate à Covid-19 em seus estados.

Lula pediu novo direito de resposta, no que foi atendido. Em seguida, diante da reclamação de outros candidatos, acusou Bolsonaro de mentir e não utilizou todo o tempo. Bolsonaro pediu mais um direito de resposta, mas não foi atendido.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!