Erika Hilton se torna 1ª mulher trans eleita deputada federal por São Paulo

erika hilton
Erika Hilton é eleita deputada federal por São Paulo (Reprodução/@hilton_erika/Instagram)

Erika Hilton (Psol) tornou-se, neste domingo (2), a primeira mulher trans a ser eleita deputada federal por São Paulo. Ela recebeu mais de 250 mil votos e ocupará uma cadeira no Congresso Nacional.

Antes de tentar eleger-se deputada, Erika foi vereadora na Câmara Municipal de São Paulo. Ela é conhecida por defender direitos de pessoas negras e LBTQIA+. Preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Cursou pedagogia e gerontologia, mas não chegou a concluir. A carreira política de Erika começou em 2015, quando tentou comprar passagens de ônibus e a empresa se recusou a emitir os bilhetes com o nome social dela. Depois de fazer petições online, e conseguir engajamento, resolveu o imbróglio e ganhou notoriedade.

Erika foi convidada a se filiar ao Psol um ano depois, ainda em 2016. Em 2018, integrou um mandato coletivo na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e deixou o grupo para candidatar-se à Câmara dos Vereadores de São Paulo. Foi eleita em 2020 com mais 50 de mil votos, sendo a vereadora mais votada do Brasil, além de fazer história sendo a primeira mulher trans a assumir o cargo na Casa.

Nas eleições deste ano, Erika atingiu a marca de 251.312 votos – até às 20h55, com 97,18% das urnas apuradas.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!