Fiemg move ação contra Kalil por ‘demonizar’ empresários; ‘O que chegar vai para o lixo’, diz ex-prefeito

femig move ação contra kalil
Falas de Kalil durante a campanha ao Governo de Minas teriam motivado a ação judicial da Fiemg, que visa reparar a classe empresarial mineira (Jonas Rocha/BHAZ)

O presidente da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Flávio Roscoe, informou ter movido uma ação penal contra o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). A informação surgiu durante coletiva de imprensa na tarde de hoje (3) (veja vídeo abaixo).

Falas de Kalil durante a campanha ao Governo de Minas teriam motivado a ação judicial, que visa reparar a classe empresarial mineira. Segundo Roscoe, o ex-prefeito da capital mineira promoveu uma “demonização” dos empresários ao criticar as atividades do setor privado em Minas.

“Toda vez que coloca a culpa da sociedade na sociedade civil organizada, nos empresários, você tá criando uma cortina de fumaça sobre a própria atividade do setor público. Para o poder público, porque as mazelas do estado são de origem do privado? Elas são de origem da má gestão pública”, afirmou.

‘Discurso populista’

Ao responder perguntas de jornalistas, o presidente da Fiemg citou algumas críticas feitas por Kalil durante a campanha e afirma que as falas são “antidemocráticas” e que “não respeitam a pluralidade da nossa sociedade”.

“Muitas vezes, para candidatos que não têm o que apresentar, fica muito fácil demonizar a atividade empreendedora. Porque é um tema que você fala ‘ah, os empresários é que são uns vagabundos, vou coibir esses empresários de atentarem contra a sociedade’. Ou seja, um discurso populista, fraco, que na verdade não corresponde com a realidade”, disparou ele.

Flávio Roscoe confirmou, ainda, que a entidade move uma ação contra Kalil desde o fim da semana passada. Segundo ele, a instituição resolveu se manifestar após o resultado das eleições “para não demonstrar nenhum lado”. “Agora, definida a situação, nos colocamos a disposição para manifestar nossa insatisfação com esse tipo de atitude”, explica.

‘Vai para o lixo’

Na ação penal, a Fiemg pede que Kalil retire as falas consideradas ofensivas que foram direcionadas contra a entidade e também contra a classe empresarial durante a campanha eleitoral.

“Ele tem um período para se manifestar e retirar as acusações. Caso não retire, vai ter que provar o que disse. Não provando, vai responder criminalmente”, explica o presidente da entidade.

O BHAZ procurou a equipe de Alexandre Kalil para obter um posicionamento sobre o assunto. O ex-prefeito de Belo Horizonte informou não ter sido notificado. “Não chegou notificação. Da Fiemg, o que chegar vai para o lixo”, declarou.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!