Jovem é preso após atirar urna eletrônica contra janela em escola de Betim

urna betim
Um jovem de 23 anos e a mãe dele foram presos pela PF após uma urna ser atirada contra a janela na Escola Maria da Penha, em Betim (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um jovem de 23 anos e a mãe dele, 47, foram presos pela Polícia Federal na tarde de hoje (2) após uma urna ser atirada contra a janela na Escola Maria da Penha, no bairro Cruzeiro do Sul, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a PM, a mulher estava na fila de votação quando começou a dizer em voz alta as intenções de voto dela, tentando convencer quem estava próximo a também votar em seus candidatos. Um mesário então se aproximou para alertá-la que a atitude é considerada crime eleitoral.

Nesse momento, o filho da mulher invadiu a seção, pegou a urna e arremessou contra a janela. A mulher alegou que estava conversando com uma conhecida sobre as opções de candidatos e que foi alertada, de forma ofensiva, por uma funcionária do TSE (Tribunal superior Eleitoral) e que o filho apenas prestou auxílio ao pensar que ela havia sido agredida.

O equipamento precisou ser substituído para que a votação prosseguisse. Mãe e filho foram conduzidos à Polícia Federal.

250 prisões no Brasil

Balanço da Operação Eleições 2022 divulgado às 15h pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública contabiliza 663 crimes eleitorais e 250 prisões neste domingo (2). Foram apreendidos, com suspeitos, R$ 1,947 milhão e 11 armas.

Dos crimes flagrados, 149 foram de crime de boca de urna e 127 por compra de votos/corrupção eleitoral. Houve também 18 casos de pessoas que violaram ou tentaram violar o sigilo do voto. Segundo o ministério, houve 27 registros de transporte irregular de eleitores.

O Paraná é o estado com maior número de registros de crimes eleitorais, com um total de 71 registros. Em segundo lugar está Goiás, com 61 casos, seguido de Acre (47). Minas Gerais e Rio de Janeiro registraram 43 casos cada um, e o Pará registrou outros 41 casos de crimes eleitorais.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!