Lula aponta que vitória foi ‘prorrogada’ e quer debate com Bolsonaro: ‘Saber se vai continuar mentindo’

lula primeiro discurso
Lula faz primeiro discurso após confirmação de segundo turno nas eleições (Reprodução/TVPT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou pela primeira vez após a confirmação do segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

Ao lado de apoiadores, o petista criticou o atual chefe do Executivo, disse que a campanha já começa amanhã e que nunca venceu uma eleição em primeiro turno. Em tom de otimismo, o candidato afirma que vai ganhar as eleições no próximo dia 30.

“Toda eleição que eu disputo, tenho vontade de ganhar no primeiro turno, mas nem sempre é possível”, começa o petista. Ele continua e diz que “nada acontece por um acaso”. “Durante toda essa campanha, estivemos na frente nas pesquisas de opinião pública, de todos os institutos, mesmo aqueles que não queriam que a gente ganhasse”.

Certeza da vitória

“Nós vamos ganhar essa eleições”, continua o candidato sob aplausos. “Para nós, isso é apenas uma prorrogação. Quero agradecer, mais uma vez, o comportamento da imprensa nessas eleições. Quero dar os parabéns às pessoas que se elegeram, independentemente do partido. Quero agradecer ao povo brasileiro por mais esse gesto de generosidade”.

Lula continua o discurso dizendo que o país está pior. “A economia não está boa. A qualidade de vida não está boa, a renda não está boa, o emprego não está bom, nem a saúde. Precisamos recuperar esse país, inclusive do ponto de vista internacional”.

Quer debate com Bolsonaro

O petista afirma que será a primeira chance de estar frente a frente com Bolsonaro para um debate só os dois. “Para saber se ele [Bolsonaro] vai continuar contando mentiras ou se vai, pelo menos uma vez na vida, falar a verdade com o povo brasileiro”.

O candidato quer o debate para discutir o Brasil que Bolsonaro construiu e o país que o ex-presidente deixou. “Da alegria do povo, da qualidade de vida, com o que o povo vive hoje. Começo amanhã a fazer campanha”. Lula ainda brinca que gostaria de ter ganhado em primeiro turno, para tirar uns dias de férias.

Veja o discurso completo:

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!