Lula diz que Bolsonaro ficou constrangido na posse de Moraes no TSE

Posse de Moraes no TSE
Cerimônia contou com a presença de autoridades dos três poderes, ex-presidentes e mais (Isac Nóbrega/PR)

Em entrevista à rádio Super, nesta quarta-feira (17), o ex-presidente Lula (PT) disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou constrangido durante a posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A cerimônia foi marcada por forte discurso em defesa da democracia, contra a desinformação e a favor das urnas eletrônicas. Autoridades dos três poderes, ex-presidentes e outras figuras públicas participaram do evento.

Lula comentou sobre o encontro com Bolsonaro no primeiro dia de campanhas eleitorais, apesar de não ter cumprimentado o chefe do Executivo.

“Bolsonaro estava muito incomodado, porque ouviu tantas vezes a palavra ‘democracia’, ouviu tantas críticas ao autoritarismo, tantas críticas às fake news, que ele estava muito incomodado. Cada discurso que falava um pouco de democracia, era visível a cara dele de constrangimento”, disse o ex-presidente.

O ex-presidente afirma que Bolsonaro “quase não bateu palma” para os discursos durante a cerimônia, além de ficar de pé “com muita má vontade” quando todos se levantavam para aplaudir quem discursava.

“E eu compreendo esse comportamento dele, porque ele passou o tempo inteiro desaforando a Justiça Eleitoral, desacreditando a urna eletrônica, tentando desmoralizar as instituições, e ontem foi um ato de fortalecimento do estado democrático de direito do Brasil”, completa.

O candidato à presidência afirma que o ato, com a presença de tantas autoridades, foi “muito forte”. “Por isso o presidente estava muito incomodado, porque ele não gosta de democracia”.

Posse no TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tomou posse nessa terça-feira (16) como o novo presidente do TSE. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e do STF, Luiz Fux, além de outras figuras públicas.

Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e José Sarney também marcaram presença. Fernando Henrique Cardoso foi convidado, mas não compareceu por motivos de saúde.

No discurso de posse, Moraes reforçou a importância do voto eletrônico e destacou o papel da Justiça Eleitoral na condução das eleições para que ocorram de modo transparente e legal, além do combate aos discursos com propagação de ódio e ameaças antidemocráticas,.

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, de destruição da democracia, das instituições, da dignidade e da honra alheias. Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituosos”, afirmou.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!