Rocha e Rogério disputam 2º turno para o Governo de Rondônia

Marcos Rocha e Marcos Rogério disputam 2º turno para governador de Rondônia
Marcos Rocha, do União Brasil, e Marcos Rogério, do PL, vão ao 2º turno em Rondônia (Valter Campanato/Divulgação)

Por volta das 19h47 deste domingo (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL) vão ao segundo turno para governador em Rondônia. Até esse horário, com 98,74% das urnas apuradas, Marcos Rocha obteve 39,01% dos votos, e Marcos Rogério obteve 36,90%.

Em seguida estão Léo Moraes (Podemos), com 14,19%; Daniel Pereira (Solidariedade), com 9,57%; e, por fim, Pimenta de Rondônia (Psol) com 0,43%.

Votos brancos e nulos somam mais 74.548. As abstenções chegam a 297.874.

Quem é Marcos Rocha?

Marcos Rocha (União Brasil) é natural do Rio de Janeiro (RJ), e tem 54 anos. O político é o atual governador do estado, filiado ao União Brasil. Policial militar da reserva, e graduado em administração pela Faculdade São Lucas (FSL). Ele é casado e tem quatro filhos.

O candidato estreou na política em 2018, quando se candidatou ao governo do estado pelo Partido Social Liberal (PSL). Ele venceu a eleição com 530.188 dos votos válidos (66,34%)

Ingressou como Oficial do Exército Brasileiro em 1986. Em 1990 foi aprovado no concurso para Oficial da Polícia Militar de Rondônia como aspirante. Foi secretário municipal de Educação de Porto Velho e Secretário Estadual de Justiça.

A candidatura do governador à reeleição aconteceu no dia 24 de julho na convenção do União Brasil, junto ao partido Republicanos, em Porto Velho. O vice na chapa é Sérgio Gonçalves, também do União Brasil.

Quem é Marcos Rogério? 

Marcos Rogério (PL) é natural de Ji-Paraná (RO), e tem 44 anos. Ele é jornalista e radialista, filiado ao Partido Liberal (PL). Atualmente, é senador da República pelo estado de Rondônia.

A carreira na política de Rogério começou em 2009, eleito vereador em Ji-Paraná. Em 2011 assumiu o cargo de deputado federal, sendo reeleito em 2015. Em 2018 foi eleito o senador, com 324.939 votos.

O plano de governo do candidato tem 42 páginas, divididas em 10 arquivos. O documento inicia apontando problemas enfrentados no estado, tais como a fila para exames de saúde, baixa cobertura no saneamento básico, índices negativos com relação à segurança pública no estado, dentre outras.

A médica Flávia Lenzi, do mesmo partido, é a candidata da chapa como vice-governadora.

Hugo Almeida[email protected]

Formado em Publicidade e Propaganda pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte). Atua com foco no Marketing do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!