Marcus Pestana, candidato do PSDB, pretende estudar privatização da Cemig

Marcus Pestana
Candidato foi questionado sobre quais empresas podem entrar nos debates sobre privatização (Reprodução/BHAZ)

Marcus Pestana, candidato ao Governo de Minas pelo PSDB, afirma que pretende encomendar um estudo para modelar a privatização da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), caso eleito. A declaração foi feita em entrevista ao BHAZ, nesta quarta-feira (21).

O plano de governo do candidato cita que “possíveis privatizações podem ser alocadas no rol de itens debatidos dentro de uma governança participativa”. Ele foi questionado sobre quais empresas podem entrar nesses debates.

“Temos primeiro que falar o que eu não vou privatizar: Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais] e Epamig [Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais]. Não vou privatizar a Codemig [Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais]”, declarou.

Sobre a Cemig, Marcus Pestana afirma que vai estudar a possibilidade. “Em 6 meses, através do BDMG [Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais], vou fazer um estudo com os melhores especialistas do Brasil para modelar [a privatização]”, disse.

O candidato defende que “não há soluções fáceis para problemas complexos” e que o estudo deve ter como foco o interesse do cidadão, e não “o governo olhando para o próprio umbigo”.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!