VÍDEO: Mesário pede desculpas por divulgar informação falsa sobre votação em Minas

mesário de sete lagoas
Homem propagou informação mentirosa sobre diferença de votos na seção em que trabalhou no domingo passado (Reprodução/YouTube/Jornal Sete Dias)

Um mesário que mentiu sobre a votação em uma seção eleitoral de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, pediu desculpas nessa quarta-feira (5).

O homem chegou a publicar um vídeo dizendo que, na seção 79 da Zona Eleitoral 322, apareceram 240 pessoas para votar, mas que, na hora da apuração, teriam sido registrados 280 votos no local.

Após o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) desmenti-lo, comprovando o número de votos pelo boletim de urna assinado pelo próprio mesário, ele gravou um vídeo em que se retrata.

“Eles fizeram a contagem de voto, conferiram as urnas, talvez eu fiquei equivocado com a minha contagem de voto. Tô pedindo desculpa aí a todo mundo”, disse na gravação.

Assista abaixo na íntegra:

Alerta sobre desinformação

“Trata-se de desinformação pois na seção eleitoral votaram 225 pessoas e foram registrados exatamente 225 votos, como é possível verificar no boletim de urna, assinado pelo próprio mesário que aparece no vídeo”, diz comunicado do TRE.

O órgão ainda adicionou uma imagem da cópia do boletim de urna da seção eleitoral.

Sistema de alerta

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) trabalha para combater fake news sobre o processo eleitoral deste ano. Assim, no site oficial, disponibiliza o canal “Sistema de Alerta” para eleitores que queiram denunciar desinformação, discursos de ódio ou incitação à violência.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!