Nikolas Ferreira tem conta ‘retida’ no Twitter por quase duas horas e comemora ao recuperar acesso

nikolas ferreira
Nikolas Ferreira é apoiador fiel do presidente Jair Bolsonaro (Reprodução/@nikolasferreiradm/Instagram)

Nikolas Ferreira (PL), deputado federal eleito por Minas Gerais, ficou com sua conta no Twitter “retida” por cerca de duas horas na manhã deste domingo (30). Na rede social, ele acumula 1,6 milhão de seguidores. Ao recuperar o acesso ao perfil, o parlamentar comemorou.

O político publicou, por volta das 8h30, o seguinte tweet: “Oi, testando”. Junto ao texto, Nikolas colocou um emoji de positivo e uma bandeira do Brasil. Logo em seguida, escreveu que a “liberdade cantou”.

Reprodução/@nikolas_dm/Twitter

O BHAZ procurou o Twitter para saber os motivos da suspensão temporária da conta do parlamentar. Assim que a plataforma responder, a matéria será atualizada.

Na última semana, o deputado bolsonarista foi alvo de duas punições no Instagram. Inicialmente, ficou impedido de fazer lives por um bloqueio por causa de violação de regras da plataforma. Depois, sua conta reserva com 2,2 milhões se seguidores foi suspensa. Nos dois casos, as medidas foram revertidas após recursos.

Instagram deixa aviso

A atriz Regina Duarte e a jornalista Carla Cecato foram notificadas pelo Instagram por propagação de notícias falsas na rede social.

“Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?”, questiona um aviso no perfil dela. “Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”.

O mesmo aparece na conta da jornalista, que apresentou propagandas eleitorais e lives de Bolsonaro. Regina Duarte não se manifestou, mas a profissional da imprensa falou sobre o assunto.

‘Denunciada pelos petistas’

“Sabe o que é engraçado? Eu fui nas diretrizes do Instagram e diz que não publiquei nada que esteja afetando o status da minha conta. Não publiquei nada, mas ainda assim podemos remover a sua conta se algo que você publicar registrar risco a comunidade. Não representa risco, só que eu estou sendo denunciada pelos petistas. Tudo eles denunciam que é falso. Eles derrubam meus vídeos, mas não é falso”, disse Cecato pelas redes sociais.

Ao F5, o Instagram informou que usa tecnologia e feedback dos usuários para identificar publicações e contas que costumam propagar informações falsas. A plataforma também usa, desde 2019, verificadores de fatos independentes para checar as informações como verdadeiras ou falsas.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!