Partido Novo suspende filiação de João Amoêdo após anúncio de voto em Lula

joão amoêdo
Novo e presidente do partido repudiaram declaração de Amoêdo a favor do ex-presidente (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Após João Amoêdo declarar voto no ex-presidente e candidato à reeleição, Lula (PT), o partido Novo suspendeu sua filiação. A informação foi confirmada ao BHAZ pela assessoria do Novo.

Segundo publicação do deputado federal Marcel van Hattem, que integra o partido no Rio Grande do Sul, ele recebeu um e-mail da Comissão de Ética do partido na manhã nesta quinta-feira (27).

A decisão liminar que determina a “imediata suspensão” da filiação de Amoêdo tem em vista o “risco de dano grave e de difícil reparação” que o político teria causado à imagem e reputação do Partido Novo.

Amoêdo declarou voto em Lula

Embora não cite motivos, a medida surge após Amoêdo declarar apoio a Lula nas eleições presidenciais deste ano. O rompimento entre o parlamentar e o partido vem sendo observado desde o dia 15 deste mês.

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, chegou a repudiar a declaração: “Vergonhosa, constrangedora e incoerente a declaração de voto de João Amoêdo em Lula. O PT e o Lula representam tudo o que o nosso partido sempre combateu. Essa é a prova final de que o Novo nunca mudou, quem mudou foi o João”, disse na ocasião.

“A triste declaração constrange a instituição, que se mantém coerente com seus princípios e valores e reforça que Amoêdo não faz mais parte do corpo diretivo do partido desde março de 2020. O NOVO sempre foi e sempre será oposição ao lulopetismo e tudo que ele representa”, diz nota do próprio partido.

João Amoêdo ainda não comentou a decisão preliminar nas redes sociais.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!