Pesquisa Genial/Quaest: Lula lidera com 44% e Bolsonaro tem 32%

lula bolsonaro pesquisa
Lula segue com 12 pontos de vantagem em relação a Bolsonaro (Antonio Cruz + Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto no primeiro turno. É o que mostrou a pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (31).

Com 44% das intenções de voto para o petista e 32% para o atual presidente, eles mantiveram a mesma distância do último levantamento. Cada um deles caiu um ponto com relação com relação à última pesquisa, divulgada em 17 de agosto.

Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT), pontuou 8%. Em seguida vem Simone Tebet (MDB), com 3%; Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D’Ávilla (Novo), por sua vez, tem 1% cada. O restante não pontuou. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Esta é o primeiro levantamento da Genial/Quaest após as sabatinas dos candidatos no Jornal Nacional e do início da propaganda eleitoral gratuita. A pesquisa não considera o impacto do debate da Band do último domingo (28).

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas presencialmente, em 120 municípios, entre os dias 25 e 28 de agosto. O índice de confiança é de 95%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre os líderes da pesquisa, Lula aparece com 51% das intenções de voto, contra 37% de Bolsonaro. O petista ficaria com 48% dos eleitores de Ciro, 32% de Tebet e 26% de outros candidatos.

Já o atual presidente fica com 20% dos apoiadores do pedetista, 16% da senadora e 45% dos outros candidatos.

No cenário atual, as chances de uma vitória de Lula no primeiro turno ficaram menores, já que a soma de todos os candidatos (45%) ultrapassou o percentual de intenção de voto dele (44%).

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!