TRE-MG apreende material de campanha de Bolsonaro em Belo Horizonte

bolsonaro
Material de campanha de Bolsonaro é apreendido em Belo Horizonte (Reprodução/@jairmessiasbolsonaro/Instagram)

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) determinou a apreensão de material de campanha em comitê de Jair Bolsonaro (PL) em Belo Horizonte. Na decisão, publicada no último sábado (22), a juíza eleitoral Raquel de Paula Rocha Soares aponta a “ocorrência de propaganda eleitoral irregular” e a “divulgação de fatos inverídicos” sobre o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O TRE-MG examinou o material publicitário encontrado no comitê de Bolsonaro e constatou a existência de propaganda negativa contra Lula. O material afirma o envolvimento do petista em “lavagem e roubo de dinheiro público”, “práticas imorais com crianças e animais” e apoio à criminalidade. As peças analisadas também continham informações falsas. Elas diziam que Lula seria “a favor do aborto”, da “ideologia de gênero para crianças nas escolas” e da perseguição a igrejas e aos cristãos.

Mais irregularidades

O TRE-MG também constatou que as placas e adesivos afixados na fachada do comitê de campanha do candidato têm dimensões superiores às autorizadas pela legislação eleitoral.

Segundo a juíza, que proferiu a decisão, o local onde está sendo veiculada a propaganda não está registrado como comitê central de campanha. “Não se tratando de comitê central de campanha, o tamanho máximo previsto pela lei para veiculação de propaganda eleitoral seria meio metro quadrado”.

Ainda de acordo com o despacho, “os artefatos publicitários, afixados na fachada do comitê, possuem impacto visual de outdoor, o que é expressamente vedado pela Lei das Eleições e Norma Regulatória”. Por isso, o candidato ficou sujeito ao pagamento de multa de R$5 mil reais a R$15 mil reais.

A decisão determina que o candidato e o partido político responsável pela divulgação da propaganda irregular adequem a fachada do comitê. Foi dado prazo de 48 horas.

Cabe recurso da decisão da juíza.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!