E agora, quem assume? Com vereadores de BH eleitos deputados, conheça novos nomes na Câmara Municipal

Câmara Municipal
Quem assume no lugares dos vereadores que ainda cumprem mandatos são os primeiros suplentes (Moisés Teodoro/BHAZ)

Com o resultado das eleições de 2022, seis vereadores de Belo Horizonte foram eleitos deputados federais e estaduais. Para que os parlamentares assumam as novas cadeiras no ano que vem, outros nomes chegam para substitui-los na CMBH (Câmara Municipal de BH).

Quem assume no lugares dos vereadores que ainda cumprem mandatos são os primeiros suplentes dos partidos de cada um. Em caso de impedimento, a cadeira fica com o segundo suplente.

Os vereadores de BH que se elegeram para a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) são Bella Gonçalves (PSOL), Bim da Ambulância (Avante) e Macaé Evaristo (PT). Veja aqui a lista completa dos deputados estaduais eleitos em Minas Gerais.

Já para a Câmara dos Deputados, foram eleitos Duda Salabert (PDT), Nely Aquino (Podemos) e Nikolas Ferreira (PL), o mais votado do país para a casa legislativa. Veja aqui a lista completa dos deputados federais eleitos por Minas Gerais.

Como funcionam as posses

Os vereadores eleitos ao cargo de deputado permanecem no mandato até 31 de janeiro de 2023, data limite para renunciar e tomar posse na Câmara dos Deputados ou na ALMG no dia 1º de fevereiro.

Já a posse do suplente ocorre em até 30 dias decorrida a convocação. Ele ainda pode requerer a prorrogação desse prazo, uma só vez, pelo prazo máximo de 30 dias.

O suplente de cada vereador é definido pelo resultado das eleições municipais de 2020, respeitada a correspondência e a ordem de colocação dentro do partido, e esse dado é de responsabilidade da Justiça eleitoral.

Novos vereadores

Conheça os novos vereadores que assumirão mandatos na CMBH:

Cida Falabella (PSOL)

Cida Falabella entra na Câmara Municipal no lugar da vereadora Bella Gonçalves. Ela também se candidatou a deputada estadual neste ano, mas não foi eleita.

Falabella é artista de teatro, professora, historiadora e defensora da cultura. Foi eleita vereadora em BH em 2016, junto com Áurea Carolina (PSOL), com quem fundou a Gabinetona.

Maninho Félix (PSD)

Maninho Félix é quem assume no lugar de Bim da Ambulância. Ele já se tornou vereador como suplente em 2019, depois que Doorgal Andrada deixou a CMBH para assumir mandato de deputado estadual.

Ele assume porque, em 2020, Bim da Ambulância foi eleito vereador pelo PSD, antes de mudar para o Avante.

Dr. Bruno Pedralva (PT)

Já quem entra no lugar de Macaé Evaristo é Dr. Bruno Pedralva, médico de família e comunidade do SUS (Sistema Único de Saúde). Ele é lutador popular em defesa da saúde e da democracia.

Wagner Ferreira (PDT)

O primeiro suplente da vereadora Duda Salabert é Wagner Ferreira. Ele é servidor público concursado pelo TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) há mais de 20 anos e dirigente sindical há 13 anos.

Ferreira reivindica os direitos dos servidores públicos e também se candidatou a deputado estadual nestas eleições.

Uner Augusto (PRTB)

No lugar de Nikolas Ferreira, entra na CMBH Uner Augusto. Isso porque Nikolas foi eleito vereador em 2020 pelo PRTB, antes de mudar para o PL.

Uner Augusto é advogado e compartilha do perfil conservador de Nikolas Ferreira, compartilhando postagens de Olavo de Carvalho nas redes sociais. Ele é coordenador do Mova Brasil.

Loíde Gonçalves (Podemos)

A presidente da Câmara Municipal, Nely Aquino, deixa o cargo de vereadora para Loíde Gonçalves. Ela é advogada, pós-graduada em Direito Público e também se candidatou a deputada federal nestas eleições.

Com CMBH

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!