• Filmes

3ª edição do Cineclube Mocambo – Léa Garcia: A Deusa Negra

09 de May de 2024  à 12 de May de 2024
Livre
Entrada gratuita

A terceira edição do Cineclube Mocambo fará uma homenagem à atriz Léa Garcia com uma programação gratuita entre os dias 9 e 12 de maio, no Cine Humberto Mauro. Será exibida a filmografia da atriz e obras relacionadas ao cinema negro.

O objetivo do evento é evidenciar os campos de força criados pela presença de Léa Garcia, e refletir sobre os aspectos da criação negra no cinema brasileiro e internacional. O projeto pretende examinar a filmografia de Léa, tendo os personagens que ela interpretou como força central para a escolha dos demais filmes.

Festa, música, religiosidade, intergeracionalidade e colonização são os temas das obras a serem exibidas, que fazem parte de um conjunto de títulos antigos e contemporâneos. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro.

Ao todo, serão exibidas 23 obras que propõem a seguinte reflexão: o que muda quando centralizamos o trabalho de uma atriz como uma chave de leitura para se pensar os filmes? Confira a programação completa:

Quinta-feira, 9/5

19h: Sessão 1 – Arquivos estrangeiros | Obras Moune Ô e Orfeu Negro.

Sexta-feira, 10/5

19h: Sessão 2 – “O dia passa voando” | Obras Dádiva e Atabaque Nzinga
21h: Sessão 3 – Esse canto é minha vida | Canto para Liberdade – A Festa do Ticumbi, Abá, Nelson Cavaquinho, Namiliki e Essa Festa é Minha Vida

Sábado, 11/5

16h: Sessão 3 – “E todos tomamos café” | Obras NkemakonamGarotos Ingleses, Allegro Ma Non TroppoTalaatay Nder e Coffea Arábiga;
18h: Sessão 4 – Arcano XI: A Força | Serpent Rain e As Divas Negras do Cinema Brasileiro;
20h: Sessão 6 – Esse lugar hoje vai tremer | Bronx Summer FunTerremoto Santo, Kadodi, Gato/Capoeira e Brave.

Domingo, 12/5

19h: Sessão 7 – “I’ll be back!” | Obras I’ll be back! e A Deusa Negra

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).