• Passeios

Cortejo do Samba Queixinho

11 de February de 2024
12:30 Livre
Entrada gratuita

O bloco Unidos do Samba Queixinho se prepara para cair na folia neste domingo (11), a partir das 12h30. A concentração está marcada para a Praça da Liberdade, no coração de BH, e o cortejo segue rumo a rua Pernambuco, número 280, com dispersão à tarde. O desfile do coletivo promete passear pelos clássicos do samba, sem deixar de lado as tradicionais marchinhas de Carnaval, ao som de bateria ao vivo.

Samba do pé ao queixo

O Samba Queixinho surgiu da vontade de um grupo de amigos de curtir o Carnaval em Belo Horizonte. Gustavo Caetano, um dos fundadores e mestre da bateria do bloco, conta ao BHAZ sobre o movimento e detalhes da participação no Carnaval BH 2024.

“A gente não queria mais viajar para outros lugares para curtir, e falamos ‘ah, vamos ficar aqui na cidade e montar um bloco de Carnaval. E foi um movimento espontâneo. O grupo de pessoas foi se juntando, e, desde então, o nosso mote principal foi ensinar as pessoas a tocarem instrumentos”, relembra Gustavo.

Vale lembrar que antes da retomada do Carnaval de BH a cidade ficava deserta nos dias de folia, e era possível andar pelado pela avenida Afonso Pena sem ser notado. Os belo-horizontinos tradicionalmente seguiam para cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto e Diamantina.

A escolha do nome do bloco surgiu de uma brincadeira entre o grupo de amigos fundadores. “A gente fala que quem não tem samba no pé pode cantar, por isso que é Samba Queixinho, é uma brincadeira”.

Saiba mais sobre o bloco Unidos do Samba Queixinho clicando aqui.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.