Palco Hip Hop destaca protagonismo feminino com programação gratuita neste sábado em BH

17 de February de 2024
10:00 Livre

Entrada gratuita

Belo Horizonte será palco para a primeira etapa do renomado festival Palco Hip Hop, neste sábado (17) e domingo (18). Com uma programação repleta de atividades gratuitas, o festival promete envolver e inspirar o público com a energia pulsante desse movimento cultural.

Com mais de 20 atrações ao longo dos dois dias, o festival tem o intuito de promover e difundir a cultura do Hip Hop, além de celebrar o protagonismo feminino e promover a equidade de gênero em um cenário muitas vezes dominado por figuras masculinas.

Neste ano, a curadoria é assinada pelo idealizador do projeto, Victor Magalhães. “Iremos apresentar um recorte artístico e formativo nestes 40 anos de Hip Hop no Brasil, fazendo justiça com nomes importantes que ajudaram a construir a cultura no país”, afirma.

Segundo Victor, a ideia é também promover encontros com artistas da nova geração que mantém o Hip Hop no Brasil. “Sempre tendo uma programação diversa e buscando a equidade muitas das vezes esquecidas em programações e na história do Hip Hop”, completa.

Programação Palco Hip Hop – Sábado (17)

As atividades do festival ocupam o Sesc Palladium e espaços culturais nos bairros Bonfim e Taquaril. Toda programação é gratuita, exceto atrações que acontecem no Grande Teatro do Sesc Palladium, que terão ingressos à venda a preços populares, no valor de R$ 2 (inteira), e R$ 1 (meia-entrada). 

O Festival Palco Hip Hop tem como um dos pilares a formação artística e oferece sete oficinas em espaços culturais descentralizados e tradicionais do Hip Hop em Belo Horizonte. Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições poderão ser feitas uma hora antes das atividades nos locais. 

Oficinas no Espaço de Cultura do Gueto:

Sábado (17):

  • Às 10h: Oficina “Estratégias de composição coreográfica para festivais” com Gladstone Navarro. Esta oficina ensina a criar coreografias para festivais competitivos, inspirando-se na vida diária dos participantes.
  • Ás 15h: Oficina “Funk e Locking” com Chemical Funk. Esta oficina resgata a história e as coreografias clássicas do funk e do locking, estilos com mais de 40 anos de criação.

Endereço: Rua Botelhos, 55 – Bonfim

Oficinas no Espaço de Cultura do Soul Gueto:

Sábado (17):

  • Ás 10h: Workshop de “Wacking” com Bianca Aquino (BAO). Aborda o estilo tradicional no meio LGBTQIAPN, usado por coreógrafos de grandes artistas do meio musical.
  • Ás 15h: Workshop “Vivência em Hip Hop” com Henrique Bianchini. Compartilhará ensinamentos práticos e teóricos sobre o Hip Hop.

Endereço: Av. Santa Tereza, 590 – Taquaril

Dança e música no Grande Teatro Sesc Palladium:

O evento Palco Hip Hop no Grande Teatro do Sesc Palladium destaca o protagonismo feminino no movimento cultural, com programação inteiramente composta por mulheres. No sábado (17), das 18h às 22h, haverá uma variedade de artistas e batalhas de danças urbanas.

O Malukofonia, formado pelos DJs Roger Dee e Roger Moore, fará um show especial lançando seu EP. Além disso, a artista Nica fará grafites ao vivo, enquanto a Feirinha do Palco Hip Hop promoverá empreendedores periféricos durante os dois dias do evento, das 14h às 22h no sábado e das 14h às 21h no domingo.

Programação do Teatro de Bolso:

Sábado (17):

  • Das 11h às 13h: Encontro “Gestão de Carreiras nas Danças”, com Negona Dance, Tati Sanches e Frank Ejara, mediado por Bruna D’Carlo.
  • Às 14h: Debate “A potência e o protagonismo feminino na construção do Hip Hop”, com participação de mulheres pioneiras no movimento cultural, como Sharylaine, Mc Ellu, Miss Black e Vanessa Beco, mediado por Larissa Borges.

Endereço: Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.