‘Muita tristeza’: Prestes a ter alta, Glória Menezes recebe notícia da morte de Tarcísio Meira

Tarcísio Meira e Glória Menezes
Atriz segue com o quadro de saúde estável (Reprodução/@_tarcisiomeira/Instagram)

A atriz Glória Menezes, que está internada com Covid-19, recebeu nesta quinta-feira (12) a notícia da morte do marido, Tarcísio Meira. O ator faleceu hoje, aos 85 anos, em decorrência de complicações da doença. Ele estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no hospital Albert Einsten, em São Paulo, desde 6 de agosto.

“Ela recebeu a informação [da morte do marido] com muita, muita, muita, muita tristeza”, disse o assistente pessoal da artista, que trabalha com ela há 19 anos, ao jornal Extra. Ainda segundo a publicação, Glória Menezes deve receber alta em breve.

De acordo com o assistente, a atriz segue com o quadro de saúde estável, e “já está quase recebendo alta dos médicos”. No final da manhã de hoje, a assessoria pessoal de Glória também havia informado que ela seria liberada do hospital em breve.

A artista de 86 anos também está internada no hospital Albert Einsten, mas já se recupera no quarto do centro de saúde. Glória Menezes apresentou uma forma mais branda da doença do que o marido, que precisou ser intubado e fazer tratamento de diálise. Apesar de terem sido vacinados contra a Covid-19,

Amigos se emocionam

A morte de Tarcísio Meira comoveu todo o país nesta quinta-feira. Além de fãs e admiradores do ator, amigos e colegas de trabalho também lamentam a perda de um dos ícones da televisão brasileira. A atriz Lilia Cabral se emocionou ao falar sobre a morte em conversa com Fátima Bernardes, no “Encontro”.

“É muito triste, ontem com o Paulo [José, que morreu ontem], a situação estava difícil. Quando tem o tempo de vida grande, a história de vida é essa, vai ter o momento. Mas quando acontece, é difícil acreditar. Dois grandes atores da história da TV e você pensa que todos são eternos”, afirmou.

“Não é aceitar, é receber uma notícia que dói. Eu só estou pensando na Glória. A Glória ficou tão minha amiga, desde a primeira novela na Globo. Penso na família. Não dá para dissociar [o casal]. A cumplicidade, quando você vê”, completou a atriz durante o programa.

O ator Tony Ramos também se comoveu a falar sobre Tarcísio Meira em entrevista à GloboNews. “É uma perda absolutamente inesperada. Dirão muitos que me ouvem agora, ou me assistem: ‘pô, rapaz. Oitenta e tantos, é possível isso acontecer’. Eu sei, gente”, começou.

“É possível acontecer com 20, com 30, com 40, com 50 anos. Não é? A gente ganhar idade é uma bênção. Estar vivo é uma bênção. Claro que quando entra uma doença, esse vírus maldito que muitos ainda querem negar ou passar pano em cima disso, esse vírus demolidor não escolhe hora e nem quem vai atacar. Por isso: protejam-se, cuidem-se”, defendeu Tony Ramos.

Encontro no céu

Uma cena da novela “Um Anjo Caiu do Céu”, de 2001, ganhou repercussão nesta quinta, após a notícia da morte de Tarcísio Meira. Na cena, ele aparece contracenando com Paulo José, morto nessa quarta, em decorrência de uma pneumonia.

“Um dia nos veremos lá”, diz Alceu – interpretado por Paulo – apontando para o céu e olhando para João Medeiros –papel de Tarcísio–, que responde dizendo “mais cedo do que você pensa”. A cena foi exibida pouco após o anúncio da morte de Tarcísio, no programa Encontro com Fátima, da Globo.

Os artistas também trabalharam juntos nas novelas “O Homem que Deve Morrer”, em 1971, “O Tempo e o Vento”, em 1985, e “Roda de Fogo”, em 1986.

Em “Um Anjo Caiu do Céu”, o personagem João Medeiros é um fotógrafo que sofre um atentado após registrar imagens de um neonazista e, depois disso, é resgatado pelo anjo Rafael –papel de Caio Blat–, recebendo mais seis meses de vida para ajustar os problemas com sua família.

Tempos depois, Medeiros descobre que tem uma terceira filha, Cuca – Débora Falabella –, fruto de uma relação com sua cunhada Laila – Christiane Torloni –, casada com Alceu, que ao descobrir a traição fica enfurecido e se torna inimigo de Medeiros.

Morte após duas doses?

A morte de Tarcísio Meira levou alguns grupos antivacina a questionarem a eficácia dos imunizantes contra o coronavírus aplicados no Brasil. Isso porque o ator e a esposa dele, Glória Menezes, estavam vacinados contra a Covid-19 há quase cinco meses. Os dois completaram o esquema de imunização em São Paulo e, no entanto, foram infectados pelo coronavírus.

A infectologista Ana Helena Germoglio explica que o fato de o casal ter adoecido não quer dizer que os imunizantes sejam ineficazes. Ao contrário: segundo ela, esse é mais um argumento que reforça a importância de mais pessoas se vacinarem, para a construção da imunidade coletiva.

“Por melhor que seja a efetividade da vacina, ela não vai proteger 100%. Além disso, existem fatores intrínsecos que podem fazer com que a resposta ao estímulo provocado pela vacina seja menor do que o esperado. A idade é um desses fatores”, ressalta a infectologista. Em suas redes sociais, Germoglio fez uma comparação que ajuda a esclarecer como pessoas vacinadas, mesmo com as duas doses, ainda correm riscos de se infectar e vir a óbito. Para tornar o assunto mais claro, ela dá o exemplo do carro Volvo XC60, tido como o “carro mais seguro do mundo”.

Ana Helena observa que, mesmo dirigindo um Volvo, a pessoa pode sofrer sérios danos e até morrer, caso bata de frente com um caminhão. Sobre o ator, a especialista nota que, embora já estivesse vacinado com as duas doses, ele desenvolveu a forma grave da Covid-19.

Com Folhapress e Metrópoles

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!