Pesquisar
Close this search box.

Shows, cinema e feira: veja a agenda cultural gratuita deste fim de semana em BH

Por

artistas
Agenda cultural gratuita deste fim de semana em Belo Horizonte tem show, mostra de cinema e feira de vinil (Divulgação/Ana Branco + Divulgação + Divulgação/Alê Catan + Reprodução/@discotecapublicabh/Instagram)

O fim de semana em Belo Horizonte vai bombar de opções culturais gratuitas para todas as idades. Tem festival com brincadeiras e shows, mostra de cinema, duelo de MCs, feira de vinis e até um arraiá – em pleno final de agosto! Você já sabe, o importante é não ficar de fora! Confira abaixo a agenda dos próximos dias em BH e escolha o rolê que mais combina com você.

Festival da Onça

O Festival da Onça está chegando ao fim, restando apenas mais dois dias de programação. O evento tem como objetivo levar lazer e cultura para o entorno do Ribeirão da Onça, em Belo Horizonte, e mobilizar moradores para transformar três áreas degradadas próximas ao rio. Confira a programação cultural desta sexta–feira (9) e sábado (10):

Sexta–feira:

  • Rádio-Escola: contação de histórias sobre os mutirões na Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, às 16h; e Batalha de MCs logo após (Rua Areia Branca, 3 – Ribeiro de Abreu).
  • Pôr do sol no Mirante, Cozinha Comum e Grafite do artista Salo, às 17h (Rua Euro Luís Arantes, 185 – Novo Aarão Reis)

Sábado (toda a programação será na rua Antônio Ribeiro de Abreu, 885 – Ribeiro de Abreu):

  • Bicicletada no Baixo-Onça, às 9h (concentração na Estação São Gabriel, bairro Vila Suzana);
  • Mesa de Thereza – Nessa rua tem um Rio, às 10h  
  • Sinfonia para um Homem Só: Espetáculo Infantil com Geovanne Sassá, às 11h
  • Orquestra Popular Terno do Binga, às 14h
  • Sambrass, às 15h
  • Shows de Swing Safado + Mac Júlia, às 18h30
  • + Feira de Gastronomia Local 
Abertura do Festival da Onça (Divulgação/Bruno Figueiredo)

4ª Mostra Cinema dos Quilombos

Começou no Cine Santa Tereza, nessa quarta-feira (7), a 4ª Mostra Cinema dos Quilombos, com sessões diárias às 16h30 e às 19h. São documentários, curtas e longas produzidos em diversas partes do Brasil por quilombolas ou parceiros. A iniciativa irá até domingo (11).

As temáticas das obras que estão sendo exibidas abordam as lutas pela preservação dos territórios e dos direitos humanos, memórias individuais e coletivas dos povos originários, e outros tópicos sociopolíticos relacionados. As sessões são seguidas de conversas com diretores, membros da equipe, curadores e pesquisadores.

Um dos destaques da mostra é o documentário “As Cantiga Que Nos Guia”, de Kilombu Manzo e CAMPO (BH, 2023), a ser exibido neste sábado (10), às 19h. Os interessados em assistir às sessões devem retirar os ingressos gratuitos no site da mostra ou na bilheteria do cinema, com trinta minutos de antecedência (acesse os ingressos e a programação aqui).

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza

Obra ‘Saberes Quilombolas’ será exibida na obra (Divulgação)

Duelo de MCs

Esta sexta–feira (9) é dia de Duelo de MCs no Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, a partir das 19h. O evento desta sexta-feira faz parte das Seletivas da Grande BH, que vão classificar um artista para o duelo estadual.

MC Drizzy, cria dos duelos do viaduto, fará um show de seu trabalho autoral durante o evento. Colombiana será a responsável por comandar as batalhas, e o DJ LB ficará por conta de mandar os beats para os artistas duelarem.

Endereço: Rua Aarão Reis, 560 – Centro

Seletiva no Viaduto Santa Tereza (Reprodução/@familia_de_rua/Instagram)

Feira do Vinil

Colecionadores de música, esse momento é de vocês! A Discoteca Pública vai promover mais uma Feira do Vinil & CDs Independentes na Casa do Jornalista, no Centro de Belo Horizonte, neste sábado (10). Os interessados em garimpar vão encontrar LPs novos, usados, nacionais, importados, compactos, reedições e novidades em vinil 180 gramas.

Para comer e beber enquanto namora um disco ou outro, a Casa Matriz BH, espaço da Casa do Jornalista, estará aberta comercializando opções de alimentação e chope da Cerveja Vinil. A entrada no evento será gratuita.

Horário: 10h às 17h
Endereço: Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro

Divulgação da Feira do Vinil deste sábado (Reprodução/@discotecapublicabh/Instagram)

Zélia Duncan no Festival Meu Vizinho

A cantora Zélia Duncan fará um show no Festival Meu Vizinho Pardini, neste sábado (10), às 18h, na Praça da Assembleia. A artista trará para BH o “#Bailão ZD”, com músicas de todas as fases de sua carreira, como “Catedral”, “Alma”, “Nos Lençois Desse Reggae” e “Lá vou eu”. O evento celebrará 65 anos do Hermes Pardini.

O festival também trará shows gratuitos do coletivo Abre a Roda Mulheres no Choro, do músico Renato Caetano, da banda Rádio Caos e da sambista Andrezza Duarte. Haverá, também, atrações para a criançada, como o Grupo Pé de Moleque e os palhaços do Grupo Trampulim.

Para matar a fome, o Festival Meu Vizinho Pardini montará um espaço de alimentação em parceria com o Santuário Nossa Senhora de Fátima. Toda a renda arrecadada será revertida para ações sociais. A programação será das 10h até às 18h.

Endereço: Praça Carlos Chagas, S/N – Santo Agostinho

Zélia Duncan participará de festival na Praça da Assembleia (Divulgação/Alê Catan)

Festa Agostina com Bloco Atenção, Creuzebeck

Sábado (10) será “dia de rock, bebê” na Praça Carlos Marques, no bairro Calafate, com a “Festa Agostina”, tradicional arraiá da região. O Bloco Atenção, Creuzebeck será uma das atrações convidadas, junto com a banda Os Interinos BH. Haverá comidas típicas, lazer para as crianças, apresentação de quadrilha, e claro, muita música ao vivo.

Horário: 10h às 22h
Endereço: Praça Carlos Marques | Calafate, Belo Horizonte

Bloco de Carnaval Atenção, Creuzebeck (Reprodução/@blocoatencaocreuzebeck/Instagram)

BH Instrumental com Andrea Ernest Dias

Neste sábado (10), haverá mais uma edição do BH Instrumental, na Praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte. A programação tem o objetivo de exaltar o protagonismo das mulheres band leaders, apresentando apenas artistas do sexo feminino.

A flautista do Grupo Pife Muderno, Andrea Ernest Dias será a atração convidada da noite com um show “Uma Roda Para Moacir Santos”. A apresentação incluirá afoxé, jongo, corima, samba de roda, choro, maracatu e samba. Para dar as boas–vindas à convidada, as mineiras Camila Rocha e Ana Clara Guerra se apresentarão, abrindo o projeto “Instrumental Minas”.

A série BH Instrumental está ativa há mais de 15 anos, e tem o objetivo de divulgar em BH a música popular instrumental apresentada pelo Brasil e pelo mundo. O projeto visa dar luz para instrumentistas, levando ao palco artistas de estilos diversos.

Horário: a partir das 18h30
Endereço: Praça Floriano Peixoto – Santa Efigênia

Andrea Ernest Dias é a convidada especial do BH Instrumental (Divulgação/Ana Branco)

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ